Câmara suspende "compra" da sede do Saae e PM revela que havia acordo para uso do imóvel
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 21/12/2020
Os vereadores de Sorocaba aprovaram o projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Irineu Donizeti (Republicanos) que suspende a desapropriação da sede do Saae, em Santa Rosália, que foi feita pela Prefeitura de Sorocaba para que o local seja a nova sede da Secretaria Municipal da Educação.
Durante a discussão do projeto, o comandante do 7.º Batalhão da PM, o tenente-coronel Fernando de Agrella, participou da sessão extraordinária de hoje (21).
Ele revelou aos vereadores que já havia um acordo com a Prefeitura de Sorocaba, desde o começo do ano, para que a sede do Saae fosse cedida à Polícia Militar para abrigar algumas companhias.
Agrella disse que não sabia dessa mudança de rumos na decisão da prefeitura em ceder o prédio para a Secretaria da Educação e que a Polícia Militar contava com o espaço para desocupar a sede do 7.° Batalhão que agora abriga o Baep (Batalhão de Ações Especiais da PM), inaugurado na semana passada.
Explicação do secretário
O Secretário Municipal da Educação, Wanderlei Acca, também esteve na Câmara e explicou que é necessária a mudança da secretaria para um espaço maior e que este fato foi considerado uma prioridade na administração de Jaqueline Coutinho.
Acca confirmou que sobraram recursos em caixa por causa da pandemia e que os 25% das verbas do orçamento destinados ao ensino, como determina a Constituição, não foram gastos em sua totalidade pela interrupção das aulas presenciais nas escolas municipais.
Ele destacou que parte destes recursos poderão ser empregados na “compra” da sede do Saae, mas sem revelar os valores. Os vereadores estimam que o prédio custaria R$ 10 milhões.
Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!