Estado de São Paulo volta para a fase vermelha a partir desta sexta-feira
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 31/12/2020
Por decisão do governo de São Paulo, todos os 645 municípios do estado devem voltar à fase vermelha do Plano São Paulo a partir de amanhã. A medida vale para esta sexta-feira (01), sábado (02) e domingo (03).
O objetivo desta medida é conter o avanço de casos do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, os casos de COVID-19 no estado cresceram 76% em dezembro, na comparação com novembro. As mortes também tiveram crescimento de 66% em relação ao mês anterior.
A média móvel de óbitos dos últimos sete dias, que chegou a estar abaixo de 100 entre o fim de outubro e a primeira quinzena de novembro, ultrapassou a 150 novas mortes em alguns dias de dezembro. A média móvel de casos também subiu e está hoje (31) em 6.258. O índice esteve abaixo de 4 mil em diversos dias de outubro e novembro.
Vale lembrar que na fase vermelha do Plano São Paulo só podem funcionar os serviços considerados essenciais nas áreas de abastecimento, segurança, transporte e saúde como mercados, farmácias, postos de combustível, padarias e lavanderias.
Com essa volta à fase vermelha, shoppings, bares, comércio de rua, academias, restaurantes, concessionárias, escritórios, eventos culturais e salões de beleza não poderão funcionar nestes dias.
Depois desse período, o estado volta para a fase amarela do Plano São Paulo, em que comércio e serviços podem operar com até 40% de capacidade e horário de funcionamento restrito.
Com informações da Agência Brasil.
Edição – André Fazano