Manga anuncia licitação para contratar videomonitoramento nas escolas municipais
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 06/01/2021
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), participou do Jornal das 5 nesta quarta-feira (6), e anunciou que vai antecipar o processo de licitação para instalar o videomonitoramento nas escolas municipais, e demais prédios municipais, após a invasão da CEI-82 registrada hoje. Duas funcionárias da escola foram agredidas e uma servidora sofreu uma tentativa de estupro.
Manga explicou que esta seria uma ação prevista para os 100 dias de governo, mas diante desta grave ocorrência ele resolveu iniciar a contratação do serviço. Uma reunião será realizada amanhã (7) com os secretários da Educação, Administração e Segurança Pública para definir os primeiros passos da licitação.
O prefeito informou que visitou a servidora agredida no hospital e disse que ela terá apoio psicológico. Ele não conseguiu falar com a funcionária terceirizada da área da limpeza, que chegou a ir até uma UPH para ser atendida, mas como teve o celular roubado não foi possível o contato, porém o prefeito prometeu que vai enviar uma equipe até a casa da funcionária.
Outra medida estudada é o fechamento das escolas, que estão com suas equipes em férias, até sexta-feira (8). Isso porque neste período de recesso as unidades ficam com um ou dois funcionários para atender a população e por isso, ficam mais vulneráveis. O prefeito disse que recebeu a sugestão do vereador Salatiel Hergesel (PDT) sobre este fechamento das unidades e que a área jurídica analisa esta possibilidade.
Se a medida for aplicada, as escolas serão reabertas na próxima segunda-feira (11) quando as equipes voltam ao trabalho depois das férias.
Manga ainda adiantou que a polícia já tem imagens do agressor, feitas por uma câmera instalada nas proximidades e que haverá intensificação no patrulhamento e com vistas à localização e prisão do agressor, até que seja instalado o Centro de Operações Integradas (COI), seja implantado.
O COI irá unificar as informações coletadas por videomonitoramento, que serão compartilhadas com todas as forças de segurança pública do município, incluindo Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil.
Na entrevista ao Jornal das 5, o prefeito ainda falou sobre as ações de combate à pandemia.
Ouça a entrevista!