Coronavac tem eficácia de 78% em casos leves e de 100% nas infecções graves da Covid-19
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 07/01/2021
A CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, apresenta 78% de eficácia na prevenção de casos leves da doença causada pelo coronavírus a partir dos estudos clínicos feitos no Brasil.
Essa eficácia, porém, aumenta para 100% para casos graves e moderados. Segundo o instituto, quem tomar a vacina do Butantan estará com a vida salva e com chances mínimas de agravamento da Covid-19.
Os dados dos estudos clínicos em Fase 3, feitos no Brasil, foram divulgados nesta quinta-feira (7) pelo governo de São Paulo e detalhados durante coletiva de imprensa no Instituto Butantan pelo governador João Doria e pelo presidente da instituição, Dimas Covas.
“É um momento histórico que nos orgulha, hoje é o dia da esperança, hoje é o dia da vida, a vacina do Butantan é a vacina de São Paulo, é a vacina do Brasil”, disse o governador Doria.
Segundo ele, os dados já foram apresentados nesta manhã à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) juntamente com o pedido para o início da vacinação emergencial, para garantir que a imunização comece no dia 25 de janeiro para os profissionais de saúde, e depois com o calendário,sempre de duas doses, que serão aplicadas nos idosos.
Doria também destacou que o Butantan vai fornecer a vacina para todo o Brasil, por meio do Ministério da Saúde.
Muito emocionado, o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, explicou os dados e informou que os estudos mostraram que a Coronavac diminui em 100% as internações hospitalares por Covid-19 e há 78% de redução no atendimento ambulatorial.
Ainda de acordo com o estudo, não houve casos graves entre os testados e nem precisaram de internação.
Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!
Com informações do Portal R7
Edição – Alessandra Santos