Prevenção ao coronavírus provoca queda dos casos de conjuntivite e doenças virais

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 12/01/2021

Os hábitos de higiene adotados pelas pessoas diante da pandemia da Covid-19 têm tido impacto na queda dos casos de conjuntivite (inflamação da membrana transparente que recobre a região popularmente conhecida como branco do olho) e de doenças causadas pelos mais diversos vírus.

O cenário pode ser visto no Pronto-Socorro do Hospital Oftalmológico de Sorocaba que registrou uma queda de até 55% no número de atendimentos de casos da conjuntivite e de outras doenças oculares, agravadas pelo simples hábito de coçar os olhos, após o início da pandemia, como explica o médico oftalmologista Henrique Malaquias Possebom, que é coordenador do Pronto-Socorro do Hospital Oftalmológico de Sorocaba.

O médico oftalmologista Henrique Malaquias Possebom

Com a segunda onda, o número de casos de conjuntivite voltou a aumentar, o que pode indicar um relaxamento das pessoas com a higiene.

Segundo os médicos, lavar as mãos e evitar coçar os olhos ajudam muito na redução destes casos e são medidas que precisam ser praticadas por todos, mesmo quando a pandemia acabar.

As mesmas ações também têm ajudado na diminuição de outras doenças virais, segundo o médico Fábio Lorenzetti, coordenador do Departamento de Otorrinolaringologia do Banco de Olhos de Sorocaba.

O médico Fábio Lorenzetti, coordenador do Departamento de Otorrinolaringologia do Banco de Olhos de Sorocaba.

Ouça a reportagem de Caio Rossini!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo