Rede estadual volta às aulas em 1.° de fevereiro, confirma secretário da Educação
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 13/01/2021
O governador João Doria e os Secretário de Estado Rossieli Soares (Educação) e Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional) apresentaram aos 645 prefeitos do Estado os detalhes da volta às aulas presenciais a partir de 1º de fevereiro na rede pública estadual.
No encontro online também foi anunciado investimento de R$ 80 milhões para o programa de ampliação de oferta de vagas em creches escolares.
“A Educação é fundamental para todos nós que somos pais, temos filhos que há mais de 12 meses estão distante de suas aulas, do ensino, de seus professores e que precisam, com critério, com planejamento retomarem suas aulas”, disse o governador João Doria.
A retomada ocorrerá no próximo dia 1º de fevereiro. Para este ano, foi autorizada pelo Governo do Estado a abertura das escolas em todas as fases do Plano São Paulo, obedecendo aos critérios de segurança estabelecidos pelo Centro de Contingência do Coronavírus.
“Hoje, a ciência nos mostra que o espaço escolar é seguro desde que realizemos todos os protocolos corretamente. Como Governo do Estado, estamos seguindo a ciência e junto com as prefeituras, vamos avançar para priorizar cada vez mais a educação, abrindo nossas escolas para todos os estudantes”, explicou o Secretário da Educação, Rossieli Soares.
Além do tema da volta às aulas, foram abordadas as parcerias entre Estado e Municípios, como materiais didáticos, merenda e transporte escolar.
As escolas poderão funcionar mesmo na fase vermelha. Nesta etapa e na laranja, o índice de alunos presencialmente deve ser limitado a 35% dos matriculados, na fase amarela o índice sobre para 70% e depois 100% dos estudantes no presencial na fase verde.
Mas, nas duas primeiras semanas de fevereiro, as escolas da rede estadual paulista devem funcionar com apenas 35% da capacidade, independente da fase na qual a cidade se encontra. A ideia é que os demais alunos sigam nas aulas à distância.
Cada unidade poderá definir a própria rotina, mas a proposta é que os estudantes façam rodízio e frequentem a escola uma ou duas vezes por semana no início do ano letivo.
Programa Conecta Educação
Na coletiva de imprensa de hoje (13), o governo paulista apresentou o programa Conecta Educação, com investimentos de R$ 1,5 bilhão em um pacote de tecnologia que inclui a compra de notebooks, desktops, wif-fi, estabilizadores, TVs, entre outros itens para melhorar a conectividade nas 5,1 mil escolas da rede estadual.
A licitação foi realizada em parceria com Prodesp – empresa de tecnologia do Estado.
Ouça a reportagem de André Fazano!