Reunião da Anvisa sobre uso emergencial de vacinas começa às 10h deste domingo (17)
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 16/01/2021
A reunião extraordinária da diretoria colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acontece neste domingo (17), a partir das 10h, e vai decidir sobre o uso emergencial das vacinas contra Covid-19 solicitados pela Fiocruz para o imunizante da AstraZeneca/Oxford e pelo Instituto Butantan, para a vacina Coronavac.
O encontro será transmitido ao vivo pela EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) e pelos canais digitais da Anvisa e deve durar 5 horas, segundo divulgado pelo órgão.
O uso emergencial é considerado um uso ainda experimental e por isso tem valor temporário, até que a vacina receba o registro definitivo no país.
Segundo a Anvisa, como se trata de uma autorização excepcional, uma norma definiu que a diretoria colegiada tomará a decisão final sobre a autorização. Essa decisão será baseada nos pareceres das áreas técnicas da Agência envolvidas na avaliação dos pedidos de uso emergencial.
A situação é diferente dos casos ordinários de registro de medicamentos e vacinas. Nesses casos, a decisão sobre o pedido de registro é feita pela própria área técnica.
A reunião contará com os cinco diretores da Anvisa e a decisão da diretoria é feita por maioria simples, ou seja, três votos a favor ou contra definem o resultado.
O encontro começa com a abertura da diretora relatora do tema, Meiruze Freitas. Depois, os especialistas fazem uma apresentação das análises técnicas de cada uma das vacinas.
Após os pareceres técnicos, a relatora lê o voto e na sequência serão conhecidos os posicionamentos dos diretores, que votam um a um, concordando ou discordando do voto da relatora.
O resultado será anunciado pelo diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra, no final da reunião e a decisão sobre o uso emergencial, se for aprovada, passa a valer a partir do momento em que houver a comunicação oficial ao laboratório.
Com informações da Anvisa
Edição – Alessandra Santos