Anvisa aprova uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 17/01/2021

Os cinco diretores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) votaram a favor, neste domingo (17),do uso emergencial das vacinas contra a Covid-19: Coronavac e AstraZeneca/ Oxford.

A votação unânime foi dada para os pedidos feitos pelo Instituto Butantan para a Coronavac e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a vacina de Oxford, neste caso para 2 milhões de doses que devem ser importadas da Índia.

A votação dos cinco diretores veio após quase 4 horas de apresentação dos dados e pareceres técnicos de três áreas, cujos responsáveis recomendaram o uso emergencial dos dois imunizantes.

O primeiro voto a favor foi da relatora Meiruze Freitas, que destacou que os benefícios das duas vacinas superam os eventuais riscos.

O uso emergencial é considerado um experimental e temporário, até que a vacina receba o registro definitivo no país.

A relatora ressaltou que é necessário o monitoramento contínuo da vacina após aprovação do uso emergencial. Ela destacou também que ainda é necessário saber por quanto tempo os efeitos da vacina Coronavac perduram nos indivíduos e que um termo de compromisso, que deverá ser assinado pelo Instituto Butantan para que a apresentação destes dados seja feita até o final de fevereiro.

Depois dela votaram a favor do uso emergencial os diretores Romison Mota, Alex Campos e Cristiane Jourdan.

O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra, seguiu o voto da relatora e pediu que os brasileiros continuem usando máscaras, tendo os cuidados com a higiene porque a imunidade de todos vai demorar um certo tempo para ser estabelecida.

Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo