Manga anuncia que profissionais da linha de frente serão vacinados a partir desta 4.ª feira (20)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 19/01/2021

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou no início desta tarde que a cidade receberá 9.280 doses da vacina contra a Covid-19, com previsão de chegada nesta terça-feira (19).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Vinicius Rodrigues, informou que amanhã (20), as doses serão distribuídas no início da manhã para serem aplicadas nos funcionários da linha de frente de combate à doença.

Como o número de vacinas enviado é menos do que as 23 mil necessárias para imunizar estes profissionais, começam a ser vacinados nesta quarta-feira, nos locais de trabalho, somente quem atua nos hospitais públicos, privados, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Pré-hospitalares de Sorocaba (UPHs), nos setores de vigilância, internação e pronto-socorro que recebem e tratam pacientes contaminados pelo coronavírus.

Depois, com a previsão da chegada de mais doses nas próximas semanas, serão vacinados os demais profissionais da saúde, que não estão na linha de frente, até o dia 5 de fevereiro.

Para marcar o início da vacinação em Sorocaba, haverá uma cerimônia amanhã, às 15h, no Hospital Adib Jatene. O prefeito Manga disse que o governador João Doria ou o vice, Rodrigo Garcia, são esperados para o evento.

O chefe do Executivo disse que vai aproveitar a possível presença do governador para pedir mais doses da Coronavac para a cidade.

Ainda segundo o prefeito, Sorocaba está preparada para que as 32 UBSs da cidade possam vacinar assim que houver mais doses, sendo que 9 delas vão funcionar até às 22h para a aplicação das doses: Carandá, Éden, Júlio de Mesquita, Parque São Bento, Vitória Régia, Vila Hortência, Aparecidinha, Brigadeiro Tobias e Jardim Maria do Carmo.

Duas unidades vão funcionar no sistema de drive-thru, sendo um ponto cedido pelo shopping Pátio Cianê e na área da antiga garagem da TCS podendo ampliar para outros pontos.

Ainda na coletiva, o prefeito disse que espera antecipar o início da vacinação para os idosos com 75 anos ou mais, do dia 8 para o dia 6 de fevereiro.

Este público foi escolhido com o primeiro a ser vacinado, entre os idosos, por concentrar 77% das mortes por Covid-19 no estado de São Paulo, de acordo com o secretário da Saúde.

Ouça a reportagem de André Fazano!

Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo