Manga afirma que Estado vai reavaliar posição da região de Sorocaba no Plano SP
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/01/2021
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos),anunciou hoje (25) em uma coletiva de imprensa, no andar térreo do Paço Municipal, o resultado da reunião com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, realizada nesta manhã no Palácio dos Bandeirantes.
Manga afirmou que o secretário passou ao Centro de Contingência do Coronavírus o número de novos leitos de UTI que abertos nos últimos dias na região e com isso a classificação da região no Plano São Paulo deve ser revista na quarta-feira (27).
Na contagem extra-oficial com a abertura de mais vagas na Terapia Intensiva e a oferta de leitos e respiradores que estavam ociosos, o prefeito disse que a região poderia sair da fase vermelha e seguir à fase laranja do Plano São Paulo ainda nesta semana.
Segundo o chefe do Executivo, na reunião realizada neste domingo (24) com 16 prefeituras no Parque Tecnológico de Sorocaba foram identificados sete respiradores que estão em cidades na região e não estão sendo usados e agora estão à disposição para a abertura de novos leitos.
Também foi levantado que há mais 20 leitos sem uso no Hospital Adib Jatene e que podem ser reabertos a qualquer momento. Neste caso, o prefeito informou que o governo do estado já se comprometeu a abrir 10 leitos.
Sobre esta reivindicação da reclassificação foi formada uma comissão com os prefeitos de Araçoiaba da Serra, Salto, Piedade, Votorantim, Ibiúna, Iperó e Sorocaba que concordaram com a apresentação da nova contagem de leitos ao Estado.
Ainda na coletiva de imprensa, Manga e o secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, anunciaram os novos leitos para pacientes com Covid-19 que entrarão na conta do governo do estado para a possível nova reclassificação.
Mais 15 leitos clínicos serão abertos no Subsolo da UPH Norte, na antiga base do Samu, e devem começar a funcionar até quarta ou quinta-feira desta semana. Estas vagas serão usadas como de retaguarda.
Outra informação anunciada na coletiva é a abertura de um Centro de Estabilização Covid com 40 leitos, que vão funcionar em um prédio ao lado da UPH Zona Leste, no início de fevereiro.
Serão 10 leitos de UTI e 30 leitos de enfermaria. De acordo com o secretário da Saúde, o governo do estado vai custear os 10 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria. As demais vagas, todas clínicas, serão bancadas pela Prefeitura de Sorocaba.
Conforme explicado na coletiva, também não entraram nos cálculos do governo para o Plano São Paulo os 10 leitos de UTI abertos na Santa Casa de Itu e mais 10 leitos no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), que começaram a funcionar na semana passada com investimento do Estado.
Além disso, Sorocaba tem mais 15 novos leitos de UTI na UPH da Zona Leste abertos também na última semana.
Abertura dos comércios
Manga disse que em concordância com o governo do estado, ficou entendido até que haja a reanálise sobre os leitos de Sorocaba os comércios podem abrir, mas apenas para atender ao sistema drive-trhu, sem a circulação do público no estabelecimento, extamente como prevê a fase vermelha do Plano São Paulo.
O prefeito citou que houve muita confusão no entendimento da população e dos comerciantes quanto ao que pode ou não funcionar, porque o governo citou a proibição da abertura dos comércios não essenciais na fase laranja das 20h às 6h, de segunda a sexta-feira, e ao longo de todo o fim de semana.
A região de Sorocaba não se enquadra nesta regra porque está na fase vermelha onde não é permitida a abertura de academias, salões de beleza, bares, restaurantes, comércio de rua e shoppings, durante 24 horas por dia e também aos sábados e domingos.
Manga também pediu que a população use use alcóol em gel e fique longe das aglomerações porque ainda há um longo caminho para a vacinação.
Já o secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, reforçou que as pessoas que têm sintomas gripais devem procurar o médico e não ir ao trabalho. Em muitos casos, as pessoas acreditam que não estão com a Covid-19 e acabam contaminando outras pessoas pelos lugares onde passam.
Ouça todos os detalhes na reportagem de André Fazano!
Edição – Alessandra Santos