Urbes divulga protocolo de prevenção à Covid-19 para o transporte escolar
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 09/02/2021
Com a volta às aulas, a Urbes – Trânsito e Transportes divulgou nesta terça-feira (dia 9) o protocolo de segurança sanitária que deve ser seguido pelos condutores, agentes de bordo e alunos que se utilizam de vans e ônibus do serviço de transporte escolar em Sorocaba. As medidas preventivas são necessárias para prevenir a contaminação pela Covid-19.
“É muito importante que os profissionais do segmento e os pais orientem seus filhos para que sigam todos os procedimentos do protocolo de segurança sanitária, visando garantir o retorno seguro das aulas em Sorocaba para todos”, destaca o presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim. Todo o conteúdo do protocolo foi produzido pela Urbes a partir de normas técnicas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Todos os condutores e monitores de ônibus e vans escolares deverão utilizar máscara de proteção e utilizar e fornecer álcool em gel 70% para higienização das mãos na entrada do veículo.
Os profissionais ainda devem se atentar ao embarque e desembarque para evitar aglomeração e têm a responsabilidade de informar aos usuários todas as medidas de proteção à saúde.
Os veículos deverão ter ocupação máxima de 70% da sua capacidade, conter adesivo fixado com a mensagem: “embarque permitido apenas com o uso de máscara”, serem constantemente higienizados no início e no fim de cada turno, além de manter as janelas abertas, visando uma maior circulação do ar. No caso do ônibus ou da van com ar-condicionado, o responsável deve mantê-lo na posição de circulação do ar, e não apenas de circulação interna.
Já, os alunos deverão embarcar nos veículos somente se estiverem utilizando máscara de proteção, atentar-se ao distanciamento no interior do veículo, usar álcool em gel fornecido pelo condutor ou monitor na entrada do veículo e não consumir alimentos no interior do veículo.
Dúvidas ou informações sobre o serviço de transporte escolar devem ser enviadas para o e-mail: [email protected] ou, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3331-5000.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos