Vacinação contra Covid-19 deve reduzir internações dentro de 3 meses, prevê secretário

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/02/2021

O Secretário Estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, disse nesta quarta-feira (10) em coletiva de imprensa no Palácios dos Bandeirantes que a vacinação dos grupos prioritários contra a Covid-19 deve ter impacto na redução de novas internações e mortes causadas pela doença dentro de três meses.

Esse cenário só deve ser percebido quando todo o grupo prioritário ser imunizado com as duas doses e esta parcela representa de 10% a 12% da população, segundo o secretário.

Já a circulação do coronavírus só deve reduzir quando 70% da população do país estiver vacinada.

Ainda sem a imunização em massa pelo fato do Brasil ter poucas doses das vacinas, não há uma estimativa de quando este resultado será alcançado.

Ritmo da vacinação

O governo paulista anunciou que o Estado de São Paulo está vacinando a população contra a Covid-19 num ritmo quatro vezes superior ao de confirmação de novos casos da doença.

Até às 14h15 de hoje (11) foram vacinados 1.181.120 paulistas e foram registrados mais de 260 mil casos da Covid-19 desde o começo da vacinação em 17 de janeiro.

A perspectiva do governo estadual é que este ritmo aumente conforme a expansão da campanha, mediante a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde. À medida que o governo federal viabiliza mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19 têm sido divulgadas pelo Governo de São Paulo.

Fases da campanha em SP

A primeira fase da campanha começou com profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas.

Este último grupo foi inserido no Plano Estadual de Imunização de São Paulo, mas não estava contemplado no PNI. A segunda fase começou neste mês, contemplando idosos com 90 anos ou mais e entre 85 e 89 anos.

Com informações do Governo de SP

Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo