GCM encontra aglomerações e quatro estabelecimentos são fechados em Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 12/02/2021
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba mantém patrulhamento diário, com o objetivo de evitar situações de aglomeração na cidade e de desrespeito às regras do Plano São Paulo de combate à pandemia.
Na noite desta quinta-feira (11), encontrou grande número de pessoas em aglomeração, em pelo menos quatro estabelecimentos, de várias regiões da cidade.
Em um desses locais, na Avenida Izoraida Marques Peres, Zona Sul, havia música ao vivo e aproximadamente 200 pessoas. Na Avenida Barão de Tatuí, também na Zona Sul, um estabelecimento reunia mais de 60 pessoas. Os responsáveis pelos estabelecimentos foram orientados a encerrar as atividades.
Foram encontradas situações semelhantes em outros dois locais, um na Avenida Antônio Silva Saladino, Zona Norte, e outro na Rua Bento Mascarenhas Jequitinhonha, Zona Oeste. Em cada estabelecimento, sem precauções de distanciamento, um público superior a 30 pessoas. Ambos também foram orientados a encerrar suas atividades. Em um local averiguado, no Jardim Faculdade, Zona Sul, os guardas municipais se depararam com o estabelecimento fechado.
Apoio à abordagem social
Outra operação que tem sido rotineira para as equipes da GCM é o apoio às abordagens sociais, realizadas pela Secretaria da Cidadania (Secid) a pessoas em situação de rua.
Na última noite (11), 17 pessoas foram abordadas pelas equipes, sendo que cinco delas aceitaram ser abrigadas e receber o apoio dos assistentes sociais.
Além desse trabalho, a GMC e a Patrulha Tática da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) realizaram 55 patrulhamentos de próprios municipais, a fim de resguardar a segurança da população e do patrimônio público.
A população pode contribuir com o trabalho da GCM, fornecendo informações, tanto com o objetivo de ajudar pessoas em situação de rua, bem como para denunciar casos de aglomerações de pessoas. O telefone é o 153.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos