Estado de SP pode ter esgotamento de leitos de UTI Covid em três semanas
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/02/2021
O coordenador do Centro de Contingência Contra a Covid-19, o médico Paulo Menezes, disse que o cenário da ocupação de leitos de UTI Covid em todo o estado de São Paulo está “bastante preocupante”.
Segundo ele, se a tendência atual se mantiver, o Estado poderá ter um esgotamento de leitos de UTI em três semanas e por isso, o comitê recomendou medidas mais duras para conter a pandemia que serão aplicadas a partir de sexta-feira (26) com a restrição da circulação de pessoas das 23h às 5h em todas as regiões paulistas.
O balanço de hoje (25) ainda não foi divulgado pelo estado, mas ontem havia 6.657 pessoas internadas com Covid-19 nas UTIs, 153 a mais do que o pico registrado no ano passado.
Menezes acredita que a situação deriva especialmente das aglomerações registradas nos últimos 10 dias, especialmente no carnaval, mas também pode ter sido intensificada por outros fatores, como a circulação de variantes do coronavírus com maior capacidade de contágio, como a de Manaus.
Já o coordenador executivo do centro de contingência, João Gabbardo, destacou que é preciso estar atento aos indicadores porque outros Estados que hoje estão com os sistemas de saúde colapsados ou próximos deste cenário tiveram um incremento rápido de internações, a exemplo do Amazonas e do Rio Grande do Sul. “É muito preocupante o que vem ocorrendo (em São Paulo)”, lamentou.
A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 69% no Estado, média que chega a 69,3% na Grande São Paulo. “Lembrem-se que, nas últimas semanas, a Grande São Paulo tinha margem maior de distanciamento do interior, hoje a Grande São Paulo supera as taxas de ocupação de terapia intensiva”, salientou o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn.
Com informações do Portal R7
Edição – Alessandra Santos