'Operação de guerra': secretário chama voluntários da Saúde para combate à Covid-19 em SP
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 05/03/2021
Diante do crescimento de casos e principalmente internações de pacientes com a Covid-19, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, fez um apelo hoje (5) a médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que possam atuar como voluntários nos hospitais por todo o estado de São Paulo, em uma verdadeira “operação de guerra”.
Durante entrevista no início da tarde no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, ele destacou que com as UTIs e enfermarias lotadas muitas unidades de saúde terão pacientes internados nos corredores e por isso mais profissionais serão necessários para o atendimento.
“Nós vamos continuar abrindo leitos dentro dos hospitais. Abriremos em qualquer lugar desses hospitais: seja nos anfiteatros, seja nos ambulatórios, seja nos corredores. Ah, paciente no corredor? Vai ter paciente no corredor, o que nós não queremos é paciente desassistido”, disse Gorinchteyn.
O secretário ainda pediu o apoio do Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito) para que ajudem o governo do estado com voluntários para a linha de frente.
Ainda na coletiva, o governador João Doria disse que na próxima segunda-feira (8) vai anunciar a criação de mais um hospital de campanha.
“Na próxima segunda-feira nós vamos anunciar um novo hospital de campanha. Hoje pela manhã eu pedi que fosse liberado recurso para implantação, o mais rápido possível, de um hospital de campanha aqui na capital. Não dependerá pra prefeitura, mas sei que ela está preocupada. O governo do estado vai anunciar na próxima segunda-feira um hospital de campanha”, disse Doria.
Edição – Alessandra Santos