Na região de Sorocaba, Itapetininga terá hospital de campanha gerido pelo estado

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 08/03/2021

O governo do estado de São Paulo anunciou hoje (08) a instalação de 11 novos hospitais de campanha que serão instalados nas unidades do AME (Ambulatório Médico de Especialidades).

O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, explicou que serão 280 novos leitos Covid, sendo 140 de enfermaria e 140 de UTI nos AMEs de Santo André, Andradina, Santos, Barretos, Botucatu, Campinas, Ourinhos, Tupã e Itapetininga, além de unidades em Fernandópolis, que será na rede Lucy Montoro e no Hospital São José, na capital paulista.

A cidade de Sorocaba não foi contemplada com um hospital de campanha gerido pelo estado, mas na Região Metropolitana a cidade de Itapetininga terá a unidade com mais vagas de internação para Covid-19.

A prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto (MDB), inclusive levou nesta segunda-feira ao governo do estado o pedido para a ampliação de leitos na cidade.

O governo estadual ainda não divulgou o número de vagas destinado para cada hospital de campanha.

As unidades deste tipo já funcionam sob a gestão do estado em Heliópolis (na capital paulista), além das cidades de Bauru, Franca e Bebedouro.

O secretário da Saúde mostrou também, durante coletiva de imprensa nesta tarde, que o estado precisa de mais leitos com a ocupação crescente das UTIs que hoje chega a 80%, com 8.427 pessoas internadas hoje nas Unidades de Terapia Intensiva.

Na comparação com a última semana houve aumento de 19% nas internações e 40% de crescimento na comparação com os últimos 15 dias.

O número de óbitos cresceu 17,8% e o de casos cresceu 7% na última semana.

Gorinchteyn ainda disse que haverá a abertura de mais vagas Covid em várias regiões e que o anúncio será feito nos próximos dias.

Doses da vacina e faixa etária

O governador João Doria também anunciou nesta segunda-feira (8) que o Governo de São Paulo liberou mais 1,7 milhão de doses da vacina do Instituto Butantan contra o coronavírus ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Com o novo carregamento, o total de vacinas disponibilizadas pelo Butantan ao PNI chega a 16,1 milhões de doses desde o início das entregas, em 17 de janeiro.

Outra informação dada hoje pelo governo do estado é que a campanha de vacinação contra o coronavírus será ampliada para abranger idosos com 75 e 76 anos de idade. A partir do próximo dia 15, cerca de 420 mil pessoas nestas duas faixas etárias poderão receber a primeira dose em todos os 645 municípios do estado.

Ouça os detalhes na reportagem de André Fazano!

Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo