Projeto que considera academia como serviço essencial vai à sanção do prefeito Manga
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/03/2021
Os vereadores de Sorocaba aprovaram, em segunda discussão, na sessão ordinária desta quinta-feia (11) as atividades das academias esportivas e físicas como serviços essenciais em Sorocaba durante a pandemia. Agora o projeto será enviado ao prefeito Rodrigo Manga, que pode sancioná-lo ou vetá-lo.
Com parecer favorável da Comissão de Justiça, a matéria foi aprovada em primeira discussão na sessão passada.
O autor do projeto, Vinicius Aith (PRTB), utilizou a tribuna para defender sua proposta e disse que visitou diversas academias durante a semana e constatou que elas estão seguindo todas as normas de higiene e distanciamento.
Por sua vez, Cristiano Passos (Republicanos) observou que não basta recomendar às pessoas que façam exercício em casa, uma vez que muitas pessoas moram em casas em que não há espaço para esse tipo de atividade. Em virtude disso, o parlamentar também defendeu a utilização das Academias ao Ar Livre para a prática de atividades físicas durante a pandemia.
Por sua vez, o vereador Péricles Regis (MDB) observou que ninguém discorda que a academia é uma atividade essencial, mas alertou que a aprovação do projeto de lei não garante que as academias permanecerão abertas, uma vez que o Ministério Público pode entrar com uma representação e a própria Prefeitura, com base no decreto estadual, pode ser obrigada a fechar as academias.
O vereador Francisco França (PT) ressaltou que não é contra as academias, disse que o projeto corre o risco de não ter efetividade. Também cobrou da Prefeitura que amplie a frota de ônibus, para evitar aglomeração, e defendeu a vacinação dos motoristas de ônibus.
Na mesma linha, Cícero João (PTB) defendeu que as pessoas que trabalham na linha de frente do comércio, como caixa, também deveriam ser vacinadas.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal
Edição – Alessandra Santos