Vereador Dini critica a forma como a prefeitura tem distribuído a vacina contra a Covid-19
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/03/2021
O vereador Fernando Dini (MDB) questionou na sessão de hoje (11) como a Prefeitura de Sorocaba tem distribuído as doses da vacina contra a Covid-19.
O parlamentar questiona o número de doses enviadas pelo estado e a quantidade que efetivamente foi aplicada no município.
O líder do governo na Câmara, João Donizeti (PSDB), defendeu a administração municipal e disse que todas as doses recebidas são aplicadas.
Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informa que não há atraso na vacinação e que o município está imunizando tão logo e conforme a disponibilidade de doses enviadas pelo Estado.
“Sorocaba é uma das maiores cidades da região e não tem recebido doses proporcionais suficientes do Estado. Desse modo, a organização da aplicação dessas doses que chegam ao município acontece de forma a concluir cada faixa etária do calendário, para depois seguir para a próxima, entendendo que isso é o mais adequado para a população”, de acordo com a administração municipal.
Quanto ao descompasso nos números no site Vacina Já, “isto acontece porque a Prefeitura de Sorocaba, com o objetivo de facilitar o acesso da população à vacina e desburocratizar esse procedimento, está, ela mesma, por meio das equipes da saúde, fazendo os pré-cadastros dos munícipes e lançando todas as doses aplicadas no site do Vacina Já”. Esse procedimento está dentro do prazo estipulado pelo governo estadual, de acordo com a prefeitura.
“Até o momento, o município já imunizou mais de 35 mil pessoas, entre primeiras e segundas doses (quase 100% do total de doses recebidas do Estado), entre idosos com 79 anos ou mais, profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia e demais trabalhadores da saúde. Ao longo desta semana, estão sendo realizadas mais três ações de vacinação, sendo duas aplicações de segunda dose e uma de primeira, com a expectativa de imunizar mais dois mil idosos, fora as doses de reforço”, segue a nota da administração municipal de Sorocaba.
Ouça a reportagem de André Fazano!