Morre Gilmar Fubá, campeão mundial pelo Corinthians no ano 2000
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 15/03/2021
Morreu hoje (15) o ex-volante Gilmar Fubá, vítima de um mieloma múltiplo, um tipo de câncer de medula óssea. Aos 45 anos, ele batalhava contra a doença desde que a descobriu já em estado avançado, em 2016.
O ex-jogador foi diagnosticado com câncer há cerca de cinco anos, quando fazia exames para tratar uma pneumonia.
Na ocasião, ficou mais de um mês internado no Hospital São Luiz, em São Paulo. Ele fez a última sessão de quimioterapia em junho de 2017 e comemorava ter vencido a doença, mas o problema voltou neste ano.
Nos últimos anos Gilmar Fubá trabalhou em uma equipe de captação de talentos para as categorias de base do Corinthians. Era uma espécie de observador de jovens promissores na capital e no interior de São Paulo.
O jogador estreou como profissional em 1996 e chegou a ser titular do Corinthians na temporada seguinte, mas passou a sofrer demais com lesões que lhe prejudicariam por toda a carreira.
O Corinthians lamentou a morte de Fubá em publicação nas redes sociais (veja abaixo). O ex-jogador foi caracterizado como “volante incansável e superquerido”, duas das qualidades que mais marcaram os torcedores. Além do post, o clube também dedicou a Fubá uma nota de pesar no site oficial.
Bicampeão brasileiro com o Corinthians entre 1998 e 99, Gilmar foi ao Mundial de Clubes de 2000 sem nem ter contrato vigente com o clube, mas foi útil: jogou a prorrogação da final contra o Vasco, sentiu alívio ao não ter que cobrar um dos pênaltis decisivos e foi campeão. Ao todo, ele fez 128 jogos pelo Alvinegro e foi campeão quatro vezes (Brasileiro-1998 e 99; Paulistão-99 e Mundial-2000).
Edição – Alessandra Santos