Vereadores voltam a criticar distribuição de vacinas feita pela Prefeitura de Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 18/03/2021
Os vereadores criticaram mais uma vez a distribuição das vacinas contra a Covid-19 feita pela Prefeitura de Sorocaba.
Fernando Dini (MDB) e Iara Bernardi (PT) falaram sobre o tema e disseram que a Secretaria Municipal da Saúde precisa divulgar os nomes das pessoas já vacinadas e esclarecer nos meios de comunicação todos os números relativos à aplicação das doses.
Os parlamentares cobraram mais transparência neste processo além de mais agilidade na imunização dos sorocabanos e a atualização mais rápida dos dados no site ‘Vacina Já’ do governo do estado.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informa que Sorocaba está vacinando as faixas etárias de 74 anos ou mais (sexta-feira, dia 19) e 72 anos ou mais (sábado, dia 20), com a expectativa de imunizar mais de 10 mil pessoas dessas faixas etárias.
Ainda de acordo com a pasta, o município está imunizando tão logo e conforme a disponibilidade de doses enviadas pelo Governo do Estado. Sorocaba é uma das maiores cidades da região e optou por terminar cada faixa etária do calendário, para depois seguir para a próxima.
“Quanto ao descompasso nos números no site Vacina Já, logo estará normalizado. Isto aconteceu porque a Prefeitura, com o objetivo de facilitar o acesso da população à vacina e desburocratizar esse procedimento, está, ela mesma, por meio das equipes da saúde, fazendo os pré-cadastros dos munícipes e lançando todas as doses aplicadas no site: https://www.vacinaja.sp.gov.br/. Esse procedimento está dentro do prazo estipulado pelo Estado.
Em Sorocaba, aproximadamente 69 mil doses já foram aplicadas na população, o que equivale à imunização de quase 47 mil pessoas, entre primeira e segunda doses.
O município já recebeu do Governo do Estado de São Paulo um total de 82.767 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 13.540 da AstraZeneca (Oxford) e 69.227 da CoronaVac (Sinovac). Do total, 58.957 foram destinadas para a aplicação da primeira dose e 23.810 para uso na segunda dose”, finaliza da nota da Secretaria Municipal da Saúde.
Ouça a reportagem de André Fazano!
Edição – Alessandra Santos