Governo federal negocia com os EUA a importação de vacinas contra a Covid-19
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 20/03/2021
O governo federal negocia a importação de vacinas contra a Covid-19 dos Estados Unidos, informou o Ministério das Relações Exteriores neste sábado (20).
“Desde o dia 13/3 o governo brasileiro, através do Itamaraty e da Embaixada em Washington, em coordenação com o Ministério da Saúde, está em tratativas com o governo dos EUA para viabilizar a importação pelo Brasil de vacinas do excedente disponível nos Estados Unidos”, afirmou o Itamaraty por meio de redes sociais.
O comunicado não diz sobre quais vacinas estão sendo negociadas, mas nos Estados Unidos, três imunizantes contra o coronavírus foram aprovadas até agora pela agência federal de alimentos e medicamentos, a FDA: a da Johnson & Johnson (da qual só se precisa uma dose por pessoa) e as da Pfizer/BioNTech e da Moderna (de duas doses cada).
O governo norte-americano aguarda ainda a luz verde da FDA para a vacina da AstraZeneca para incluí-la na campanha de vacinação.
A vacinação nos Estados Unidos começou no meio de dezembro de 2020 e já atingiu 122 milhões de doses aplicadas, sendo que 79 milhões de pessoas pessoas receberam pelo menos uma dose, enquanto 43 milhões de pessoas estão totalmente vacinadas contra o coronavírus até o momento.
Na última sexta-feira (19), o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM), enviou um comunicado a Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, pedindo ajuda no combate à pandemia de Covid-19. A correspondência foi protocolada no Itamaraty e na Embaixada dos Estados Unidos.
No texto, Pacheco solicita que Harris, que também é presidente do Senado norte-americano, considere a “possibilidade de conceder autorização especial para a aquisição, pelo governo brasileiro, de doses de vacina estocadas nos EUA e ainda sem previsão de utilização”. A carta cita o imunizante da Oxford/AstraZeneca.
Com informações do Portal R7
Edição – Alessandra Santos