Lippi faz desabafo sobre falta dos medicamentos para intubação
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 21/03/2021
O deputado federal Vitor Lippi (PSDB) fez um desabafo em um vídeo postado em suas redes sociais sobre a falta iminente dos medicamentos usados para a intubação dos pacientes com Covid-19.
Existe uma alta demanda no país pelo uso de sedativos e bloqueadores neuromusculares, que estão em falta no mercado.
O parlamentar disse que tem feito gestões junto ao governo federal e a Câmara dos Deputados demonstrando a urgência para que as substâncias sejam repostas.
Lippi, que é médico, afirmou que tem conversado com diretores de hospitais públicos e privados de Sorocaba e da região e todos relatam a preocupação com o desabastecimento dos remédios, que já podem acabar em um período de 4 a 6 dias, o que pode resultar na morte de muitos pacientes.
“Temos menos de uma semana para resolver o que está acontecendo, porém, se a taxa de transmissão continuar, milhares ficarão a espera de um leito. Morrendo sem atendimento. Não temos mais tempo e nem mesmo capacidade de ampliação”, afirma o deputado.
Na última quinta-feira (18), o Ministério da Saúde requisitou todo o estoque das fabricantes dos medicamentos, segundo um dos principais fabricantes dos insumos no Brasil.
Em nota, a pasta informa que essa ação evita que haja desabastecimento de medicamentos e que, a partir dos dados enviados pelos órgãos, a pasta realiza a distribuição para os estados com base em critérios como curva epidemiológica, cobertura menor que 15 dias, ausência de similaridade nos estoques, quantitativo de leitos, entre outros.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação direta de diversos medicamentos como os utilizados na sedação e anestesia.
A resolução foi publicada na sexta-feira (19) em edição extra do Diário Oficial da União.
Veja o vídeo gravado pelo deputado Vitor Lippi:
Edição – Alessandra Santos