RODEIOS: Autor da lei em vigor afirma que novo projeto é um retrocesso para Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 22/04/2021
De autoria do vereador Vinícius Aith (PRTB), foi protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba, um projeto de lei que estabelece regras atualizadas para a realização de rodeios e provas equestres no município, obedecendo às legislações estadual e federal, com a exigência da apresentação do “Selo Verde” – Certificação Rodeio Legal – emitido pela Confederação Nacional de Rodeio (CNAR).
O PL possui 13 páginas, em sua maioria com normas de proteção animal, sem as quais o evento se tornará inviável, como a proibição das provas de laço, vaquejada ou “pega do garrote”, sendo permitidas apenas as modalidades esportivas em que a integridade física do animal é preservada: montarias, prova de três tambores, team penning, work penning, cavalgada, hipismo, provas de rédea, cuatiano e rodeio em touros.
Autor da lei em vigor – que proíbe os rodeios em Sorocaba – o ex-vereador Irineu Toledo considerou um retrocesso o novo projeto. Já o vereador João Donizeti (PSDB) pretende ouvir a sociedade e já convocou uma audiência público sobre o tema.
OUÇA A REPORTAGEM!