Polícia Federal realiza operação contra grupo criminoso especializado em ataques à Caixa
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 23/04/2021
A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta sexta-feira (23) a operação Pesca Urbana, com o objetivo de prender os integrantes de um grupo criminoso especializado em furtos em terminais de autoatendimento das agências bancárias da Caixa Econômica Federal em diversos estados do país.
A ação mirou membros da quadrilha localizados nas cidades de São Paulo (SP) e Vitória da Conquista (BA), onde os agentes cumprem seis mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares para sequestro de bens dos criminosos. Os núcleos da PF em Caxias do Sul e Sorocaba lideraram a investigação.
O grupo é investigado pelas unidades da Polícia Federal em Caxias do Sul (RS) e Sorocaba e teria praticado ações criminosas em vários estados do Brasil, atuando de forma “nômade”, mas com base no estado de São Paulo.
As investigações em Sorocaba tiveram início a partir da prisão em flagrante de um homem, em agosto de 2020. Posteriormente, no decorrer da investigação, foram realizadas outras prisões em flagrante de quatro homens e duas mulheres em ataques contra a Caixa Econômica Federal nos municípios paulistas de Americana, Alumínio e Sorocaba.
De acordo com as autoridades federais, o grupo adotou tática “nômade” para replicar os golpes em diversas unidades da Caixa Econômica no país. Os suspeitos devem ser enquadrados nas práticas criminosas de furto qualificado (pena de reclusão de 2 a 8 anos, e multa) e organização criminosa (pena de reclusão de 3 a 8 anos, e multa).
Com informações da CNN Brasil.
Edição – Cibelle Freitas.