Santa Casa de Sorocaba promove a 1ª Semana da Higienização das Mãos
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/05/2021
Para reforçar o cuidado com a higienização das mãos dentro da Santa Casa de Sorocaba, e garantir maior segurança à equipe de funcionários e aos pacientes durante a pandemia da Covid-19, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do hospital promove a 1ª Semana de Higienização das Mãos, com o tema “Segundos que Salvam Vidas Higienize Suas Mãos”.
A ação será realizada entre 26 e 28 de maio, com uma programação especial, a qual irá trabalhar com os profissionais da saúde os cinco momentos para a higiene das mãos: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente; após tocar superfícies próximas ao paciente.
O evento é organizado neste mês pois, no dia 5 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Higienização das Mãos. Em todo o mundo foram promovidas atividades para conscientizar os profissionais de saúde, o governo e os administradores hospitalares sobre a importância da higienização das mãos.
A higiene das mãos, seja com o sabão líquido e água ou com álcool em gel, é uma das ações mais eficazes para reduzir a contaminação por qualquer tipo de doença contagiosa, inclusive a Covid-19. Mas, para que o risco seja reduzido, existe o momento correto de limpar as mãos.
O cuidado com a higienização das mãos tem um papel tão importante na prevenção de infecções que a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou os cinco momentos para higienização das mãos especificamente para o ambiente hospitalar. Esse método prevê a adoção do fluxo de cuidado após cada procedimento, que evita a transmissão cruzada de microrganismos.
Na programação de atividades da 1º Semana de Higienização das Mãos haverá aulas sobre a importância do cuidado com a limpeza das mãos, entrega de brindes aos participantes, terá uma aula com a Infectologista Stephanie Berrel Crocco, apresentação lúdica com a técnica de enfermagem Severina Francisco Aldenes da Silva e um concurso de paródias. A abertura será com o Dr. Eduardo Leite Crocco, médico infectologista e coordenador do SCIH.
“Higienizar as mãos é uma das ações mais eficazes para redução da transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade, por meio de uma medida simples como esta, podem desempenhar um importante papel na prevenção de infecções”, diz a enfermeira Camila Sanches Correa, do SCIH.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Sorocaba.
Edição – Cibelle Freitas.