Estados Unidos vão doar 6 milhões de vacinas para Brasil e América Latina
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 03/06/2021
As primeiras 25 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 que os Estados Unidos compartilharão com outros países serão destinadas a várias regiões, incluindo 6 milhões de doses para a América Latina.
Em comunicado, o presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou que ao menos 75% dessas doses, quase 19 milhões, serão distribuídas através do consórcio Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Cerca de sete milhões de doses serão destinadas à Ásia, cinco milhões irão para a África e mais de seis milhões serão enviadas a países parceiros dos americanos.
“Enquanto esta pandemia se prolongar em qualquer parte do mundo, o povo americano continuará sendo vulnerável, e os EUA estão comprometidos a oferecer a mesma urgência aos esforços internacionais de vacinação que temos demonstrado em casa”, explicou Biden na nota.
O mandatário afirmou que os Estados Unidos não compartilham essas doses “para obter favores ou concessões”, e sim para salvar vidas e “liderar o mundo rumo ao fim da pandemia”.
Esta será a primeira vez que o país da América do Norte vai compartilhar com o resto do mundo vacinas aprovadas para uso interno – de Moderna, Pfizer e Johnson & Johnson -, já que anteriormente anunciaram o envio de 60 milhões de doses da AstraZeneca entre maio e junho, mas ainda não receberam a autorização das autoridades americanas competentes.
Estas 25 milhões de doses fazem parte das 80 milhões que os Estados Unidos pretendem compartilhar com outros países nas próximas semanas.
Com informações do Portal R7
Edição – Alessandra Santos