Sorocaba vacina pessoas de 59 a 56 anos na sexta (18) e sábado (19), sem agendamento

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 16/06/2021

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), realizou uma coletiva de imprensa no início da tarde desta quarta-feira (16) no Paço Municipal para informar que a cidade voltará a vacinar por faixa etária contra a Covid-19 e sem a necessidade de agendamento.

Ontem (15), a Prefeitura de Sorocaba recebeu muitas críticas dos moradores pelo fato das pessoas não conseguirem realizar o agendamento para a vacinação de 50 a 59 anos que ocorre hoje.

O site chegou a sair do ar e muitas pessoas não conseguiram finalizar o agendamento.

Segundo o secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, como a cidade tinha 3.600 doses da Pfizer disponíveis houve a opção de realizar o cadastro e a vacinação tinha que ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e não nos drives-thrus, porque as vacinas do laboratório norte-americano tem uma forma mais complexa para ser manipulada.

O prefeito reconheceu que a mudança na dinâmica com o agendamento, feita pela Secretaria da Saúde, gerou primeiro a expectativa e depois a frustração da população que não conseguiu garantir a vacinação e depois de se reunir com a Saúde houve a decisão de voltar a adotar os drives-thrus.

Nesta sexta-feira (18), serão vacinadas as pessoas de 59 e 58 anos, a partir das 8h até às 16h, em seis locais: A vacinação, por sistema drive-thru, ocorrerá no Instituto Humberto de Campos, situado na Rua Rosa Maria de Oliveira, 377, no Jardim Zulmira; no Shopping Cidade Sorocaba, no estacionamento G6, com entrada pela Avenida Atanázio Soares; no Clube União Recreativo Campestre de Sorocaba, localizado na Rua Francisco Paulo Braion, 650, no Jardim Guadalajara; na Igreja Universal do Reino de Deus – Unidade Centro, situada na Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 555; na Faculdade Anhanguera, localizada na Avenida Doutor Armando Pannunzio, 1.478, Jardim Vera Cruz; e na Universidade de Sorocaba (Uniso) – Cidade Universitária, que fica na Rodovia Raposo Tavares, km 92,5, Vila Artura.

As pessoas com 59 anos devem comparecer pela manhã, das 8h às 12h, e as de 58 anos no período da tarde, das 12h às 16h.

No sábado (19), as doses serão aplicadas, também das 8h às 16h, nas faixas etárias de 57 e 56 anos em cinco pontos, excluindo a Igreja Universal que tem um evento no local e não poderá ceder o espaço.

A aplicação ocorrerá das 8h às 12h, para pessoas com 57 anos completos. Já, as pessoas com 56 anos completos serão vacinadas das 12h às 16h.

O prefeito disse ainda que pode haver uma nova rodada da vacinação no domingo ou na segunda-feira para as faixas de 55 a 52 anos, se o governo do estado enviar as doses.

A expectativa é vacinar toda faixa etária dos 50 aos 59 anos até a próxima terça-feira (22).

Vacinação no Humberto de Campos

O prefeito Rodrigo Manga diz que vai acionar a Corregedoria para apurar porque estariam sendo aplicadas doses da vacina contra a Covid-19 hoje (16), no Humberto de Campos, para o público de 50 a 59 anos que não conseguiu se cadastrar.

O secretário municipal de Saúde, Vinicius Rodrigues, explicou que houve o envio de uma fake news em grupos de WhatsApp de que a vacinação estaria aberta a esta faixa etária, para quem não fez o agendamento.

No local está sendo feita a vacinação dos profissionais da educação, com mais de 18 anos.

A reportagem do Cruzeiro do Sul conversou com pessoas que conseguiram receber a vacina, mesmo sem estarem cadastradas.

O titular da Saúde disse que as pessoas que estão chegando ao Humberto de Campos e não são profissionais da educação estão sendo orientadas de que a aplicação das doses será feita em outras datas.

Edição – Alessanda Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo