Vereador fala sobre projeto que cria cartão de identificação do autismo

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 18/06/2021

Hoje, dia 18 de junho é celebrado o Dia Mundial do Orgulho Autista.

O Dia do Orgulho Autista foi criado em 2005 pela organização norte-americana Aspies for Freedom com o objetivo de esclarecer a sociedade sobre o assunto, reconhecer as diferenças no funcionamento cerebral desses cidadãos e oferecer melhores condições de desenvolvimento intelectual e convivência em família.

O transtorno do espectro autista se caracteriza por um tipo de comportamento muito específico como a dificuldade em se comunicar, socializar e, também, de padronizar ações restritivas e repetitivas em alguns aspectos como o emocional, físico e cognitivo.

Em Sorocaba, o vereador Hélio Brasileiro (PSDB) criou um projeto de lei para instituir um cartão de identificação do autista, para facilitar a vida das famílias no momento em que precisam comprovar que seus filhos são autistas.

A matéria foi aprovada pelos vereadores e enviada para a sanção da então prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), mas não chegou a ser sancionada por causa da troca de governo.

O vereador Hélio Brasileiro (PSDB)

O vereador explicou que o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) disse que iria vetar o projeto para que depois pudesse ser enviado pelo Executivo à Câmara, de forma que não houvesse questionamentos legais sobre o projeto.

Ouça os detalhes com o repórter Caio Rossini!

Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo