Fiocruz recebe neste sábado remessa de IFA para produção de 10 milhões de doses
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 15/07/2021
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebe, neste sábado (17), uma nova remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção de cerca de 10 milhões de doses da vacina contra a Covid-19.
Os imunizantes da Astrazeneca serão produzidos pela Fiocruz no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).
De acordo com a Fundação, a chegada do insumo está programada para acontecer às 19h35, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (RioGaleão).
“A nova remessa possibilitará entregas no mês de agosto, após a realização das etapas de processamento final e controle de qualidade. A instituição aguarda novas remessas para o próximo mês”, afirmou a Fiocruz.
Fiocruz recomenda manter intervalo de 12 semanas entre doses
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicou uma recomendação indicando que estados e municípios mantenham o intervalo de 12 semanas de aplicação da segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19.
A decisão acontece depois de estados e municípios decidirem antecipar a aplicação da segunda dose, impulsionados por um estudo divulgado pela revista científica “Nature”, segundo o qual a proteção completa é necessária para que a vacina seja eficaz contra a variante Delta, originária da Índia.
O comunicado destaca ainda que o regime de 12 semanas “permite ainda acelerar a campanha de vacinação, garantindo a proteção de um número maior de pessoas”. A Fiocruz destacou ainda que uma pesquisa da agência de saúde do governo do Reino Unido, publicada em junho, mostrou que o imunizante apresentou 71% de efetividade após a primeira dose e 92% depois da segunda, para hospitalizações e casos graves.
Com informações da CNN Brasil. Foto: Divulgação.