Pelo menos 40 pessoas tiveram prejuízos com o golpe da falsa pesquisa da Covid

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 13/09/2021

O delegado de polícia da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de Sorocaba, Rodrigo Ayres, informou hoje (13) que pelo menos 40 pessoas de todo estado de São Paulo caíram no golpe da falsa pesquisa da Covid.

O número ainda é preliminar porque a Polícia Civil acredita que mais pessoas foram vítimas do esquema, investigado pela Deic e que resultou na prisão de cinco pessoas nesta segunda-feira, no bairro de Itaquera, na capital paulista.

A princípio, o golpe rendeu mais de R$ 400 mil aos criminosos, valor que também deve ser maior, segundo o delegado.

A investigação começou há 6 meses a partir da denúncia de moradores de Sorocaba que foram vítimas do golpe e hoje a Operação “Ripley” foi realizada para desarticular os núcleos operacional e financeiro da associação criminosa e além das prisões foram cumpridos ainda 12 mandados de busca e apreensão. Os policiais apreenderam diversos dispositivos eletrônicos e comprovantes das fraudes.

Conforme apurado ao longo das investigações, os integrantes da associação criminosa passavam-se por servidores do Ministério da Saúde, ligavam para as pessoas e simulavam que estavam realizando pesquisas sobre a sobre a doença.

No entanto, eles buscavam mesmo informações para “clonar” o aplicativo de WhatsApp das vítimas.

Após conseguirem a lista de contatos do Whatsapp das pessoas, os criminosos mudavam a dinâmica dos golpes e, se passando pelas vítimas, solicitavam empréstimos a familiares e amigos.

O delegado Rodrigo Ayres conversou com o repórter André Fazano e destacou que as pessoas devem ficar atentas na segurança dos dados do WhatsApp para evitar prejuízo em golpes.

Ouça!

Foto: Marcel Scinocca/ JCS


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo