Semana começa quente, mas vem nova virada no tempo em Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 20/09/2021
A semana começou com a atuação de uma massa de ar seco e quente sobre o estado de São Paulo, mas ao longo da semana o tempo vai mudar em algumas áreas, inclusive na região de Sorocaba, com o avanço de uma nova frente fria.
Depois de uma segunda-feira marcada pelo calor intenso e das máximas chegando aos 36°C, as nuvens aumentam nesta terça-feira (21) com o avanço do novo sistema, associado a um ciclone extratropical, exatamente no último dia do inverno brasileiro.
Na despedida da estação mais fria do ano, o sol ainda aparece e esquenta bastante nas regiões de Sorocaba, Grande São Paulo, Itapetininga, Campinas e Vale do Paraíba, mas voltam as condições para pancadas isoladas de chuva a partir do período da tarde até à noite.
Apesar das nuvens e previsão de chuva rápida, amanhã as temperaturas não mudam muito e nos termômetros a mínima será de 18°C e a máxima de 36°C.
Entre quarta (22), dia do início da primavera no Brasil e em todo o Hemisfério Sul, e quinta-feira (23), a umidade fica mais elevada e as temperaturas diminuem na região de Sorocaba.
Segundo o Climatempo, não há condições para frio intenso, mas o calor vai diminuir bastante e a sensação volta a ser de um pouco de frio em algumas regiões justamente na chegada da estação das flores.
Em Sorocaba, na quarta-feira (22), as temperaturas vão oscilar entre 14°C e 22°C e não há previsão de chuva apesar das nuvens ficarem bem carregadas e da umidade do ar subir. Há um alerta do Inmet (Instituto Nacional de Metereologia) e do Climatempo sobre a queda brusca de temperatura. Os ventos podem chegar aos 37 km/h, o que deve aumentar a sensação de frio.
A passagem dessa frente fria não vai trazer grandes volumes de chuva que sejam capazes de reverter a seca na região. Os volumes também não são expressivos para a agricultura e para o abastecimento dos reservatórios. Mas, de qualquer forma, ajuda a limpar um pouco a atmosfera. A chuva e o vento vão auxiliar na dispersão dos poluentes sobre a faixa leste do Sudeste, com isso a qualidade do ar fica melhor em relação aos dias extremamente quentes e secos.
Na quinta-feira (23), as temperaturas seguem amenas e oscilam entre 13°C e 25°C. O tempo volta a esquentar na sexta-feira (24), com o enfraquecimento da frente fria.
Com informações do Climatempo