Secretário afirma que serviço de vigias será estendido para mais escolas em Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 22/09/2021
Dois furtos em escolas municipais dos bairros Laranjeiras e Parada do Alto foram registrados nos últimos dias e as ocorrências abriram novamente o debate sobre a segurança nas unidades de ensino de Sorocaba.
Nem todas as escolas têm os vigias contratados recentemente pela administração municipal, como é o caso destas duas unidades.
As 50 escolas mais vulneráveis foram atendidas em um primeiro momento, segundo o secretário municipal de Segurança Urbana, Cel. Vitor Gusmão.
Ele explicou que o serviço será estendido para outras unidades, mas que ainda não há um prazo determinado.
O primeiro contrato foi feito de forma emergencial e começou a ser aplicado em julho deste ano e tem duração de 6 meses. O secretário informou que uma nova licitação será feita para seguir com este tipo de serviço e nesta nova contratação serão escolhidas mais escolas que receberão os vigias.
Enquanto isso não acontece, duas equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) fazem rondas em 10 escolas por noite para inibir os furtos, de acordo com o secretário.
Os 200 vigias iniciaram o trabalho no dia 12 de julho deste ano, em quatro turnos de seis horas, que somam 24 horas de segurança por dia.
A Secretaria Municipal da Educação investiu R$ 4,6 milhões nesse programa. A vigência para essa primeira etapa de contratação dos serviços será de seis meses, com posterior avaliação da Administração quanto a prorrogações, podendo ampliar para mais de 70 postos de trabalho, o que, segundo a Secretaria da Educação (Sedu), já deverá acontecer nos próximos meses.
Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!
Foto: Secom Sorocaba