Suspeitos de aplicar ‘golpe da Covid’ têm prisão preventiva decretada

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 23/09/2021

A Polícia Civil de Sorocaba, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), confirmou que cinco pessoas suspeitas de aplicar um golpe com falsas pesquisas sobre a Covid, por meio do WhatsApp, tiveram prisão preventiva decretada nesta quinta-feira (23).

As investigações demonstraram que os integrantes da associação criminosa ligavam para as vítimas, se passando por servidores do Ministério da Saúde. Eles simulavam que estavam realizando pesquisas sobre a sobre a doença.

No total, mais de 50 pessoas foram vítimas do grupo em Sorocaba e várias cidades paulistas. Acreditando na encenação, as pessoas passavam seus dados e, com isso, o grupo clonaria o WhatsApp das vítimas. Conforme a polícia, após conseguirem a lista de contatos, os criminosos mudavam a dinâmica e, se passando pelas vítimas, solicitavam empréstimos a familiares e amigos.

Relembre a operação Ripley

A operação Ripley foi realizada na madrugada do dia 13 de setembro, no bairro de Itaquera, em São Paulo. Ao menos 50 policiais da Deic participaram da operação.

“Não houve reação e não houve resistência”, diz o delegado da Deic Rodrigo Ayres. “Estamos investigando há aproximadamente seis meses. Essa investigação iniciou-se em razão de uma vítima aqui de Sorocaba. Depois conseguimos descobrir diversas vítimas em todo o estado. No decorrer da investigação conseguimos identificar aí tanto o núcleo operacional, ou seja, aquele que faz as ligações, como também o núcleo financeiro”, explica.

Como as investigações seguem, a Polícia Civil informou que os criminosos teriam conseguido lucrar R$ 400 mil reais, mas os policiais acreditam que o valor pode ser ainda maior.

Em São Paulo, foram apreendidos vários dispositivos eletrônicos, incluindo celulares, tablets e notebooks. Foram 11 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão, todos na zona leste da capital. Os policiais civis da Deic Sorocaba desarticularam o núcleo operacional e o núcleo financeiro do grupo.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Foto: Fábio Rogério/ JCS


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo