Centro de Inovação da Educação Básica Paulista é inaugurado em Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 15/10/2021
Nesta quinta-feira (14), o secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, inaugurou uma nova unidade do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo na Escola Estadual Francisco Euphrasio Monteiro, localizada na Vila Barcelona, em Sorocaba.
O novo CIEBP de Sorocaba será o primeiro a atender a rede estadual do interior de São Paulo, tornando-se um polo de tecnologia e inovação para milhares de estudantes da rede pública. A previsão de atendimento no local chega a até 1,2 mil pessoas por dia, circulando em vários turnos. O CIEBP da capital, localizado no bairro da Pompeia, já recebeu mais de 20 mil pessoas, entre professores e estudantes, além de 500 mil participações pelo Centro de Mídias de SP.
Cada novo CIEBP contará com 24 professores formados e preparados por grandes parceiros da área, em sete espaços para atividades com uso de computadores, programação, robótica, jogos digitais, pesquisa e ideação de projetos. Também abriga um pequeno estúdio do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP) de gravação, locução, sala maker de criatividade visual, prototipagem, fabricação digital, além de um Hub Educacional.
No Centro de Inovação, os estudantes participam de projetos específicos no contraturno, podendo ter uma experiência completa em um único período. Nestes espaços, os estudantes idealizam projetos e recebem mentoria no hub de inovação, trabalham com cultura maker, programação e robótica, ou ainda, utilizam a modelagem 3D para fazer protótipos com temas transversais, tendo como objetivo o desenvolvimento do protagonismo juvenil no processo de ensino e aprendizagem com atividades “mão na massa”, além de ressignificar os espaços ociosos em escolas. Para utilizar o local, as escolas devem agendar suas atividades, que acontecem de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
Volta às aulas
O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, disse durante a inauguração, que todas as escolas estaduais estão preparadas para a retomada presencial das aulas, em 100%, a partir da próxima segunda-feira (18) e que todos os protocolos de prevenção à Covid-19 deverão ser seguidos por todos os estudantes e funcionários da rede estadual.
A volta às aulas, de forma presencial e obrigatória, em toda rede estadual, que foi anunciada pelo governo paulista na última quinta-feira (13).
Já a partir de 3 de novembro, novas mudanças passarão a ser implementadas, como a não obrigatoriedade do distanciamento de um metro e, por consequência, a descontinuidade do revezamento entre os alunos nas aulas presenciais. A medida vai ampliar o acesso e a frequência dos estudantes da educação básica à unidade escolar para 100% dos estudantes presentes simultaneamente.
Rossieli Soares disse ainda que praticamente todos os setores praticamente já retomaram suas atividades de forma presencial, e que com as escolas estaduais não poderia ser diferente.
“Anunciamos a volta em dois passos importantes. O primeiro é a volta obrigatória e presencial dos alunos nas escolas, o que é insubstituível. A sociedade de uma forma geral já voltou com todos os movimentos e até sem distanciamento nos restaurantes, então, tem que ter prioridade para as escolas também”, disse.
Ouça a reportagem de Caio Rossini!