Mais de 98 mil moradores de Sorocaba não retornaram para 2ª dose, diz governo de SP

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/10/2021

O governo do estado de São Paulo divulgou hoje (25) o número de pessoas que estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso nas cidades paulistas.

A cidade de Sorocaba tem 98.661 faltosos, o que representa 18,8% do total de pessoas vacinadas até agora. O município é o 11º no ranking das 50 cidades paulistas com maior percentual de moradores que ainda não foram aos postos tomar a 2ª dose.

No estado de São Paulo, o balanço de faltosos de segunda dose totaliza 4 milhões de pessoas. Se todas voltassem aos postos, o número de pessoas com esquema vacinal completo saltaria para 34,6 milhões.  Isso significaria que cerca de 90% da população teria proteção garantida na campanha, percentual estabelecido pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como ideais.

Dos 4 milhões que não compareceram aos postos dentro do prazo, indicado para receber a segunda dose, 2,03 milhões precisam concluir esquemas com Pfizer, que teve prazo antecipado para 21 dias após a primeira dose em SP. Somam ainda 1,05 milhão de Astrazeneca e 920 mil de Coronavac.

Os números de faltosos da 2ª dose foram divulgados pelo governo de SP

Houve queda no balanço total de faltosos em relação ao verificado em semanas anteriores, que chegou a ultrapassar 4,3 milhões.

“É fundamental que todos compareçam aos postos para completar o esquema vacinal. Reduzimos o prazo entre as doses e é muito importante que todos possam olhar sua carteira de vacinação e comparecer ao posto de vacinação mais próximo para tomar a sua vacina. O intervalo da Pfizer entre os adultos caiu para 21 dias e, com isso, poderemos ter a população imunizada com mais agilidade”, destaca a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

O Governo de SP ampliou a comunicação com a população sobre o intervalo entre as doses, e enviou somente nas últimas semanas mais de 7 milhões de e-mails e SMS alertando sobre a importância da segunda dose e a necessidade da vacinação dentro do prazo.

Levantamento do Plano Estadual de Imunização (PEI) contra Covid-19 mostra que a estimativa geral de faltosos poderia ser 35% menor se todas as cidades atualizassem a plataforma VaciVida no mesmo dia da aplicação da segunda dose, uma vez que a falta de cadastro em tempo oportuno pelos municípios no sistema impacta na visualização adequada dos dados pelo PEI.

Conforme a Resolução SS 59, que normatiza a atualização dos dados da campanha na plataforma VaciVida, os municípios devem reportar tais dados em até 72 horas.

Com informações do Governo de SP

Foto: Divulgação/ Governo de SP


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo