Prefeitura lança programa de combate às drogas em parceria com governo federal
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/10/2021
O programa de Educação e Resistência às Drogas, criado pela Prefeitura de Sorocaba, em parceria com o governo federal, foi lançado na manhã desta segunda-feira (25). Por meio da iniciativa, o Executivo, com o apoio o Ministério da Cidadania, por intermédio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas desenvolverá diversas ações de prevenção, conscientização e combate aos entorpecentes e ao alcoolismo.
A administração municipal firmou o acordo de cooperação técnica 63/2021 com o ministério em 18 de junho deste ano. Porém, a oficialização do compromisso, com duração de 90 dias, ocorreu em cerimônia no Centro de Referência em Educação, no Jardim Saira, nesta segunda (25).
Na solenidade, o documento foi assinado pelo secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Quirino Codeiro Júnior; pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos); pelo secretário municipal de Cidadania, Clayton Lustosa; e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Cláudio Sorocaba (PL).
As ações serão implementadas gradativamente. Os trabalhos começam nesta terça-feira (26). Segundo Manga, na primeira fase, profissionais atuantes com dependentes químicos serão capacitados. Já nas fases seguintes, serão implementadas, principalmente, iniciativas na área da saúde. O objetivo é ampliar e melhorar o atendimento aos usuários de drogas e às suas famílias. “(Haverá) ampliação de vagas nos centros terapêuticos da nossa região e, também, a capacitação dos centros terapêuticos de Sorocaba e da região para que possam receber o recurso do governo federal”, elenca.
De acordo com Manga, outro plano é a realização da busca ativa de dependentes químicos, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Para tanto, será firmada parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e a Secretaria da Saúde (SES). “Hoje, eles têm que procurar ajuda. Nós vamos inverter. O CAPS, agora, irá até eles (para) oferecer essa ajuda médica e, se necessário, internação involuntária”, comenta o prefeito.
Ouça os detalhes com o repórter Caio Rossini!
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Foto: Fábio Rogério/ JCS