Região vai criar plano de contingência caso volume das represas caia ainda mais
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/10/2021
Na última sexta-feira (22), a Prefeitura de Sorocaba sediou mais uma reunião para discutir a situação hídrica na região.
O vice-prefeito de Sorocaba Fernando Martins da Costa Neto e representantes das cidades de Ibiúna, Laranjal Paulista, Mairinque, Salto, São Roque e Votorantim decidiram manter o estado de alerta quanto à situação de mananciais de abastecimento, sobretudo da represa de Itupararanga.
Cada município se comprometeu em elaborar, de imediato, um plano individual de contingência, com base nas particularidades de cada localidade, para ser implementado, caso haja a necessidade e se o volume dos mananciais continuar cair.
No caso das cidades abastecidas por Itupararanga, um levantamento técnico irá apontar a partir de qual nível da represa as medidas de restrição no abastecimento seriam colocadas em prática. Esse índice será apresentado na próxima reunião do grupo, que deve ocorrer em 15 dias.
Uma medida já aplicada na prática, diante da crise hídrica, foi a redução da vazão de água da Represa de Itupararanga para o rio Sorocaba iniciada na sexta-feira (22) passada, de 3,25 metros cúbicos por segundo para 3 metros cúbicos por segundo.
A medida da Votorantim Energia ocorreu após deliberação do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e do Médio Tietê (CBH-SMT) na quinta-feira (21).
O objetivo é aumentar o nível do reservatório que atualmente está em 21,61% da capacidade total. Em 27 de setembro era de 23,76%.
Ouça a reportagem de André Fazano!