TSE retoma julgamento de ações contra a chapa Bolsonaro-Mourão nesta quinta (28)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 27/10/2021

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma às 9h, desta quinta-feira (28), o julgamento de duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) que pedem a cassação dos diplomas e a consequente inelegibilidade por oito anos do presidente da República, Jair Bolsonaro, e de seu vice, Hamilton Mourão, por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

O julgamento começou ontem (26) e foi suspenso com o placar de 3 votos a 0 pela improcedência das ações.

Relator do caso, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, afirmou em seu voto que houve o uso indevido do WhatsApp para atacar adversários, mas defendeu que a perda do mandato não pode ser decretada porque não há provas de que os disparos em massa foram decisivos para desequilibrar as eleições de 2018.

Seu voto foi seguido pelos ministros Mauro Luiz Campbell Marques e Sérgio Banhos.

As duas ações foram ajuizadas pela coligação O Povo Feliz de Novo (PT/PCdoB/PROS) e apontam suposto impulsionamento ilegal de mensagens em massa via WhatsApp nas Eleições 2018, bem como uso fraudulento de nome e CPF de idosos para registrar chips de celular utilizados para garantir os disparos.

Para a coligação, os fatos teriam violado a legislação eleitoral e comprometido o equilíbrio do pleito, mediante o planejamento e financiamento de irregularidades eleitorais por meio de uma “engenhosa máquina de disseminação de mentiras”.

Os advogados de Bolsonaro, Mourão e demais envolvidos nos processos defenderam a rejeição das ações, alegando que as acusações carecem de fundamentação legal, uma vez que teriam sido baseadas quase que exclusivamente em matérias jornalísticas sem qualquer comprovação.

Também alegaram total ausência de provas, seja de abuso de poder econômico, de uso de perfis falsos, de uso indevido dos meios de comunicação e de compra irregular de cadastro de usuários.

Com informações do TSE

Foto: Divulgação/ TSE


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo