Procon Sorocaba orienta consumidor para compras na Black Friday
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 10/11/2021
Antecipando-se à data, o Procon Municipal de Sorocaba, órgão ligado à Secretaria Jurídica (SAJ) da Prefeitura, orienta os consumidores para as compras durante a edição brasileira da Black Friday (Sexta-Feira Negra), programada para ocorrer no dia 26 de novembro. Isso porque muitas propagandas e liquidações já estão sendo anunciadas por comerciantes para o evento varejista, principalmente, na internet, e o consumidor deve ficar atento às orientações para evitar qualquer tipo de problema.
A Black Friday ficou famosa no mundo todo, pelas grandes promoções de produtos e serviços ofertadas na sexta-feira que acontece, imediatamente, o feriado norte-americano de Ação de Graças. No período, ocorre um aumento expressivo no volume de transações de compras e vendas e, consequentemente, cresce também o número de reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor, por descumprimento à legislação que rege as regras de mercado.
“Isso porque, com a aproximação da data, cresce também a expectativa dos consumidores interessados em aproveitar a redução dos preços de produtos e serviços. Por isso, o Procon aconselha a população a redobrar a atenção para não ser vítima de fraudes ou propagandas enganosas, o que pode acarretar em sérios prejuízos”, explica a superintendente do Procon Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.
Dentre as principais reclamações recebidas pelo Procon Sorocaba estão o aumento do preço de produtos na semana que antecede a Black Friday, para “simular” um desconto nas datas seguintes, bem como de propaganda enganosa sobre produtos fora da especificação anunciada e quanto ao atraso na entrega de compras efetuadas de forma on-line.
Desde outubro passado, o Procon Sorocaba já realiza uma ação de fiscalização nesse sentido no comércio local. Uma equipe monitora os valores dos produtos e serviços à venda no mercado, para verificar se ocorrerá majoração de preço antes do período promocional. Nas lojas físicas, os comerciantes são notificados a apresentar o relatório de vendas dos produtos referente aos últimos dois meses, para comprovar se os descontos ofertados na Black Friday realmente acontecem.
Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!
Com informações da Secom Sorocaba
Foto: Secom Sorocaba