Editorial: Aprendendo com a história (12/11/2021)
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 12/11/2021
A rádio Cruzeiro FM 92,3 completou ontem, 11 de novembro, 26 anos no ar.
Sempre comprometida com a população e preocupada com a qualidade da informação, a emissora não parou ao longo destes anos e sempre se fez presente nos momentos mais importantes da história.
Um desses grandes episódios marcantes é justamente o período obscuro pelo qual passamos por conta da pandemia do novo coronavírus.
Praticamente mais de um ano e meio buscando entender o que aconteceu e como as pessoas vão se comportar daqui para a frente no pós-pandemia.
O presidente da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, mantenedora da rádio, Gerdy Silveira, que assumiu a presidência em 2020, conta, em reportagem especial sobre o aniversário da emissora, que tinha grandes planos para a rádio, como preparar uma festa para comemorar os 25 anos celebrados no ano passado.
Contudo, essa ideia não vingou por conta da chegada da pandemia.
Assim, foi preciso tomar medidas rápidas e eficientes para proteger a equipe de profissionais da emissora e os convidados de todos os dias do jornalismo e do esporte.
Preocupado com a qualidade da informação e atento ao trabalho que a equipe vinha desenvolvendo, Gerdy conta que o cuidado era justamente o de informar de maneira certa a população sobre tudo o que estava acontecendo com relação à pandemia.
E não parou por aí, já que, durante esse período nebuloso, a Cruzeiro FM procurou manter a parceria com seus apoiadores culturais, a fim de fazer com que o coletivo comercial não perecesse por conta do coronavírus.
E deu certo, pois ações comerciais foram desenvolvidas para garantir que esse ciclo econômico continuasse a produzir bons frutos, permitindo que essa união se fortalecesse e, juntos, pudéssemos suplantar esse período difícil da história da humanidade.
Durante todo esse período mais turbulento, o trabalho voluntário também teve destaque, haja vista que a Cruzeiro FM manteve, em sua programação diária, a divulgação de ações solidárias importantes para auxiliar as entidades e instituições do terceiro setor que também ssofreu com essa crise na saúde.
E isso foi mantido graças à diretoria da emissora que é formada, integralmente, por maçons voluntários preocupados com o desenvolvimento social e econômico da sociedade.
Assim, com essa credibilidade conquistada ao longo dos anos e colocada à prova no período pandêmico, a Cruzeiro FM, constituída por profissionais preparados para o improvável, cumpriu seu papel social enquanto emissora educativa e cultural, para que a população pudesse tomar posições e decisões importantes frente aos mais variados assuntos no dia a dia de uma luta incansável contra o coronavírus.
Fundada em 1989, a Cruzeiro FM levou seis anos de amadurecimento para, em 11 de novembro de 1995, fazer sua primeira transmissão.
E, desde então, a emissora evoluiu em programação musical e informação de utilidade pública.
Hoje, ela destaca-se como uma rádio educativa e cultural de alto nível no interior de São Paulo.
Com tecnologia de ponta, a rádio hoje está mais próxima do ouvinte e transformou as redes sociais em uma aliada para a propagação de seu conteúdo de qualidade.
O aplicativo de comunicação WhatsApp é o melhor exemplo dessa aproximação da rádio com o ouvinte.
Por ele, os ouvintes conversam com a equipe e também com os demais ouvintes que acompanham a frequência da Cruzeiro FM todos os dias.
Atualmente, em todos os lugares, qualquer cidadão consegue acompanhar a programação e o conteúdo da emissora, já que a produção de programas e as notícias ficam exposta no portal cruzeirofm.com.br; nas plataformas on-line; em aplicativos; nas mídias sociais; no maior canal de vídeos da internet – o YouTube – e, claro, nas ondas do rádio.
Todos os dias, o ouvinte que quer se informar e apreciar música e programação de qualidade liga seu rádio nos 92,3 MHz.
Esteja no carro, em casa, no trabalho, na academia, no supermercado fazendo compra e, até mesmo, apreciando os ares de uma praia, basta ter ali um celular e poderá conectar-se com a Cruzeiro FM em qualquer canal de transmissão que desejar.
Assim é a Cruzeiro FM com toda sua equipe e diretoria: estamos em todos os lugares para sempre melhor servir você, ouvinte, e nossos apoiadores culturais.
Sem dúvida alguma, a Cruzeiro FM viveu momentos importantíssimos ao longo desses anos.
O desenvolvimento do projeto inicial até sua entrada no ar, somada aos esforços das pessoas envolvidas na realização de um sonho, com toda certeza foi um deles.
Nesse período também, a emissora adotou um novo formato, deixando o talk news para ingressar no modelo all news e isso colaborou para fazer a diferença para essa valiosa marca.
Toda essa transformação serviu para que a Cruzeiro FM se tornasse mais sólida e, definitivamente, preparada para superar embates sociais e econômicos da vida, como é o caso da pandemia.
Podemos afirmar, com toda a certeza, que a Cruzeiro FM manteve sempre um trabalho de excelência, claro que, com o apoio de toda a diretoria, de seus profissionais e, naturalmente, pela confiança de nossos ouvintes e apoiadores comerciais.
Essa é a Cruzeiro FM, uma emissora que, com apenas 26 anos de idade, faz e conta histórias.
Nosso muito obrigado!!!
Cruzeiro FM, número 1 em jornalismo!!!