Governo de SP garante que torre do aeroporto de Sorocaba não será desativada
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 21/11/2021
Neste sábado (20), o secretário estadual de Logística e Transporte, João Octaviano Machado Neto, afirmou que o Estado irá manter as atividades da torre de controle do aeroporto de Sorocaba. A afirmação veio a tona após reportagem do Cruzeiro do Sul neste sábado mostrar, com documentos, a intenção de interrupção das atividades da torre de controle, que deveria ocorrer já em dezembro deste ano.
Na quinta-feira (18), o próprio Departamento de Aviação Civil (Decea) disse que havia a intenção do Estado de não mais operar a torre. Além da afirmação do Decea, a reportagem teve acesso ao ofício em que o assunto é tratado entre Estado e o departamento federal.
No entanto, atendendo ao jornalista Marcel Sinocca, do jornal Cruzeiro do Sul, o próprio Secretário João Octaviano negou essa possibilidade. “Não tem problema nenhum. Estamos fazendo uma consulta ao Decea, de como é que funciona o convênio federal com o Estado já que o aeroporto foi concedido. É uma consulta. Fizeram uma leitura errada. Essa correspondência é para saber como é que fica, quais as orientações à luz da concessão. Até a solução do Decea, o Estado vai manter a operação normal da torre. Nós vamos manter a operação do aeroporto. Não tenha a menor dúvida”, diz o secretário.
Ele ainda lembrou que a administração da torre não será feita pela concessionária, já que é um serviço federal. “Nós estamos consultando o Decea para saber qual é a regra. E até a decisão do Decea — nós até alertamos para que haja uma celeridade, já que há um evento em dezembro, mas os contratos são prorrogados — o Estado vai manter a operação dos aeroportos”, diz com referência a Sorocaba e São José do Rio Preto. “De forma alguma haverá qualquer descontinuidade”, ressalta. “O ofício foi no sentido de pedir celeridade, de ver como é que fica o convênio com o governo federal. Até lá, o Estado vai garantir as operações normalmente”, garantiu.
O Decea informou ainda que “não recebeu proposta ou convite, apenas um comunicado que avisa o término das operações da Torre Sorocaba em dezembro deste ano” e que encaminhou um documento ao Governo de São Paulo solicitando um prazo para possíveis ações serem planejadas.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul.