Vereadores dizem que foram proibidos de acompanhar ministro; deputado Derrite nega
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 23/11/2021
Durante a sessão desta terça-feira da Câmara de Sorocaba, alguns vereadores criticaram o deputado federal, Capitão Derrite (PP), que recebeu nesta segunda-feira (22) o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para visitas às cidades de Porto Feliz e Sorocaba.
A principal queixa dos parlamentares foi o fato deles e do secretário municipal da Saúde, Vinicius Rodrigues, não terem sido convidados para participar da agenda do ministro na cidade.
Queiroga esteve nas dependências do hospital do Gpaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil) e na sede da Apadas (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos).
As críticas partiram dos vereadores Fernando Dini (MDB), Vitão do Cachorrão e Fábio Simoa (ambos do Republicanos).
O repórter André Fazano conversou com o deputado Federal Capitão Derrite, que rebateu as críticas dos parlamentares, justificando o fato de não ter convidado nenhum vereador durante a visita do Ministro da Saúde.
No início da tarde, a Assessoria de Comunicação do Capitão Derrite divulgou uma nota de esclarecimento sobre as críticas dos vereadores ao deputado:
“Em virtude da visita do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do descontentamento de alguns representantes do poder legislativo municipal diante do não convite ao evento, o Deputado Federal Capitão Derrite vem, por meio desta nota oficial, esclarecer alguns pontos.
Em momento algum houve proibição do parlamentar quanto à presença de qualquer pessoa, autoridade ou não, ao evento. Isso por conta do cerimonial de todas as visitas, tanto no município de Porto Feliz quanto no de Sorocaba, ser exclusivamente do Ministério da Saúde.
Contudo, parte do Ministério todas as regras em relação às solenidades. A exigência do Ministério no decorrer das tratativas entre os assessores do órgão e do gabinete do Deputado Federal Capitão Derrite foram claras: colocar como prioridade a segurança sanitária dos pacientes oncológicos do hospital Gpaci e dos pacientes atendidos na Apadas.
Os dois locais precisariam de preservação quanto a aglomeração. Portanto, o Prefeito Municipal Rodrigo Manga representou o município, podendo ele enviar outro representante caso julgasse mais eficiente na apresentação das demandas.
Existiu um fator técnico na visita, com um único objetivo: verificar os locais dos quais o Deputado Federal Capitão Derrite levou demandas ao Ministério e foi prontamente atendido.
O anseio político dos demais representantes municipais não pode ultrapassar a linha do bom senso em relação à segurança sanitária do momento em que vivemos, no qual é necessário preservar a saúde dos pacientes envolvidos nas agendas.
Lamentamos a fala de vereadores que buscaram apoio do Deputado Federal Capitão Derrite nas eleições municipais, mas que agora apresentam a falácia de que ele não é de Sorocaba.
Para contrapor essa mentira, basta consultar o histórico escolar do Deputado, que teve passagens por escolas estaduais do município até os seus 18 anos de idade. Fator que não julgamos relevante diante de todas as conquistas do parlamentar à Sorocaba.
Gostaríamos de ver políticos municipais mais comprometidos com a causa e menos interessados em promoção própria. Caso isso fosse uma realidade, todos hoje estariam comemorando o fato de que, a partir de agora, Sorocaba terá transplante de medula óssea, para alegria de tantas famílias que anseiam por essa cirurgia”, encerra a nota enviada pela assessoria do deputado Capitão Derrite (PP).
Ouça a reportagem de André Fazano!
Foto: Secom Sorocaba