Bebê que recebeu vacina contra Covid-19 tem convulsões

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 07/12/2021

Um dos bebês que recebeu a vacina da Pfizer contra Covid-19 por engano, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Sorocaba, apresentou convulsões.

De acordo com Ana Cláudia Mugnos Riello, de 32 anos, mãe da bebê de dois meses, a menina vomitou muito, ficou com a pele arroxeada, globos oculares trêmulos e chegou a convulsionar por três vezes, durante a observação no Hospital do Gpaci e já foi medicada.

“A neuropediatra confirmou que ela está tendo convulsão e entrou com medicação. Agora vai fazer exames de imagem e eletro da cabeça pra ver a causa e se tem relação com a vacina”, disse a mãe à reportagem do Jornal Cruzeiro do Sul.

Já o menino de quatro meses, que também foi vacinado por engano contra o coronavírus, teve febre na manhã desta terça-feira (7). O bebê precisará tomar antibióticos na veia e deve ficar mais sete dias internado em observação, como explicou a mãe Kethillyn Monteiro, de 18 anos.

A reportagem do Jornal Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba e o Gpaci sobre o quadro de saúde das crianças e aguarda respostas.

O caso

O caso aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Nova Sorocaba no dia 1º de dezembro.

De acordo com o Secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, o frasco da vacina contra Covid-19, da marca Pfizer, possui embalagem semelhante à pentavalente, o que ocasionou a confusão por parte da pessoa responsável pela vacinação na UBS.

Os bebês tiveram vômito, falta de apetite e febre após receberam o imunizante por engano.

As famílias foram comunicadas sobre o fato o pelo próprio secretário, que também colaborou no encaminhamento ao Gpaci. Vale lembrar que a vacina para a Covid-19 ainda não foi aprovada para uso em bebês.

A Prefeitura de Sorocaba abriu um processo administrativo e vai apurar a responsabilidade do ato. “Estamos dando todo o apoio às famílias e acompanhando o caso”, afirma o secretário da Saúde.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul – reportagem Wilma Antunes

Foto: Fábio Rogério/ JCS


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo