Médica explica que canabinóides ajudam a reduzir efeitos colaterais da quimioterapia
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 20/12/2021
Um estudo conduzido por pesquisadores do Hospital Sírio Libanês e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo mostra que o uso de substâncias extraídas da cannabis pode ajudar em diversos sintomas dos pacientes com câncer. Entre eles, estão a melhora do sono, do apetite, do humor e dos efeitos colaterais causados pela quimioterapia, como náuseas e vômitos.
O grupo de apoio Breastcancer.org, que fica na Pensilvânia (EUA), entrevistou 612 pacientes anônimas com câncer de mama, das quais 42% relataram que usaram cannabis para o alívio de uma série de sintomas associados à doença e ao tratamento. Três quartos das usuárias de cannabis medicinal acreditam que o produto é extremamente ou muito útil no alívio de seus sintomas.
Há estudos realizando testes, ‘in vitro’ e em humanos, dos efeitos do canabinóides no tratamento do câncer que apontam para resultados positivos. A combinação dos canabinóides com a quimioterapia e a radioterapia pode aumentar a efetividade do tratamento.
A médica Maria Teresa Jacob, especializada no desenvolvimento da medicina canabinoide, conversou com o repórter André Fazano!
Ouça a entrevista!