Sorocaba tem 808 pessoas com suspeita de Covid que esperam resultados de exames

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 27/12/2021

O boletim epidemiológico da Covid-19, divulgado hoje (27), pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que há 808 pessoas com suspeitas da doença que aguardam resultados de exames, em Sorocaba.

O volume é bem maior em relação as 375 suspeitas registradas no boletim deste domingo (26). O aumento vem logo após um feriado prolongado e pode ser um reflexo do aumento da procura de pessoas pelas unidades de atendimento de saúde com sintomas gripais.

Na última sexta-feira (24), em entrevista ao Jornal da Cruzeiro, o secretário municipal de Saúde, Vinicius Rodrigues, informou que desde o meio da semana passada as unidades de urgência de Sorocaba já têm registrado mais demanda por casos de gripe, após o vírus da Influenza H3N2 provocar surtos em vários estados e também no interior paulista.

Ele afirma que a pasta está acompanhando de perto este cenário, mas informa que ainda não há sobrecarga de internações. Houve inclusive a ampliação na equipe de enfermagem no Pronto-Atendimento do Laranjeiras para que a unidade consiga atender a demanda de moradores, que cresceu bastante nos últimos dias.

Como os sintomas da gripe e da Covid-19 são parecidos, as pessoas têm buscado as consultas médicas para tratarem os quadros que apresentam.

Ainda no boletim de hoje (27), a cidade registrou mais 25 casos confirmados da doença, 19 recuperados e dois óbitos, estes ocorridos desde o dia 23 de dezembro, mas informados pelo hospitais à Vigilância Epidemiológica e computados no dia de hoje (27). Do total de confirmados, oito estão internados (três em UTI) e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é 28.

Entre os casos suspeitos, 15 estão internados em hospitais da cidade, sendo cinco em UTI. Não há óbitos em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 176.508, com 160 casos descartados após os resultados negativos de exames.

Taxa de ocupação dos leitos Covid

No censo diário de leitos da Covid-19 desta segunda-feira (27), no Hospital Estadual Adib Jatene, os 10 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se sem ocupação. Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui dois leitos de UTI Covid ocupados, dos 10 disponibilizados. O único leito de UTI infantil Covid está sem paciente.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 100% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 10 existentes, 10 possuem pacientes.

A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 40%, o que representa oito leitos ocupados dos 20 contratados. Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, nenhum está ocupado.

Na rede particular, o Hospital Unimed possui um leito adulto de UTI Covid ocupado dos 15 pactuados e dois leitos clínicos ocupados, dos 20 existentes. O único leito infantil de UTI Covid deste hospital encontra-se desocupado. O Samaritano possui três leitos clínicos Covid e um está ocupado. Já, a UTI Covid não possui leito ocupado dos três disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum está ocupado.

O Hospital Evangélico não possui leito de UTI Covid ocupado dos 10 pactuados. Dos 10 leitos clínicos covid pactuados, nenhum está ocupado.

O Hospital Amhemed possui 13 leitos clínicos Covid pactuados e nenhum está ocupado. Já a UTI do mesmo hospital não possui leitos ocupados do total de sete.

Com informações da Secom Sorocaba

Foto: Secom Sorocaba


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo