Etíope Belay Bezabh vence prova da São Silvestre; brasileiro chega em 2º
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 31/12/2021
O atleta etíope Belay Bezabh venceu pela segunda vez a prova masculina da 96ª edição da Corrida de São Silvestre, nas ruas de São Paulo, disputada nesta sexta-feira (31).
Bezabh, que também venceu em 2018, correu hoje os 15 km em 44min54.
O brasileiro Daniel Nascimento chegou em segundo lugar (45min09). O boliviano Hector Flores chegou em terceiro (45min15).
Bezabh foi sempre acompanhado pelo brasileiro na prova. Os dois correram lado a lado a subida da avenida Brigadeiro Luiz Antônio, considerada a parte mais difícil da prova.
Ao chegarem à avenida Paulista, Bezabh apertou as passadas deixando o brasileiro para trás e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar com o tempo de 44min54.
Um brasileiro não vence a prova masculina há 11 anos. Em 2010, Marilson Gomes dos Santos foi o último atleta do Brasil a conquistar o primeiro lugar da São Silvestre. Daniel já havia sido o melhor brasileiro na última edição da São Silvestre, disputada em 2019. No ano passado a corrida não aconteceu por causa da pandemia de Covid-19.
Na prova feminina, a vitória foi da queniana Sandrafelis Chebet, que completou a prova em 50min06. A segunda colocação ficou com a etíope Yenenesh Dinkesa, enquanto a brasileira Jenifer do Nascimento ocupou a terceira posição.
As brasileiras Valdinele dos Santos Silva e Francieli dos Santos Moura também foram grandes destaques, terminando na quarta e quinta colocação, respectivamente.
Corrida de máscara
Por conta do atual cenário da pandemia em São Paulo, a organização exigiu o uso obrigatório de máscaras na largada e na chegada por causa da grande concentração de pessoas.
Além disso, o comprovante de vacinação, com as duas doses ou dose única, foi exigido a todos os participantes da prova.
Se atleta ainda não tivesse completado o esquema vacinal, ele teve que apresentar um teste negativo para o coronavírus em mãos, com validade de 48 horas.
Com informações do Portal R7
Foto: Peter Leone/ Estadão Conteúdo