Serviço de Obras Sociais (SOS) é uma das 100 Melhores ONGs de 2021
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 03/01/2022
O Prêmio Melhores ONGs acaba de anunciar as 100 organizações brasileiras do terceiro setor vencedoras em 2021 e o SOS (Serviço de Obras Sociais) de Sorocaba é uma delas.
Na lista, que já está disponível no site http://premiomelhores.org é possível conhecer o nome das organizações reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.
As atividades sociais do SOS abrangem os seguintes projetos:
- Projeto de Acolhimento Noturno Provisório, para pessoas em situação de rua, com a atendimento de uma média de 110 pessoas, todas as noites do ano.
- Parceria com o Centro de Triagem da Prefeitura de Sorocaba para o atendimento diário de 60 pessoas em situação de rua.
- Serviço de Abordagem Social especializada com equipes que atendem as pessoas em situação de rua, oferecendo a oportunidade de se inserirem nos programas de Assistência Social ofertados pelo município.
- Projeto de atendimento à 40 adolescentes que se encontram em situação de conflito com a lei e que já receberam a Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) ou Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).
- Projeto SOS ECO – Educação Ambiental e Cidadania, programa que insere jovens e adultos numa proposta de educação ambiental, com capacidade de produzir, mensalmente, 5.000 mudas de espécies nativas que poderão ser utilizadas na recuperação de áreas ambientais.
O Prêmio Melhores ONGs é realizado pelo Instituto Doar, ‘O Mundo que Queremos’ e Ambev, com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Humanize, da Fundação Toyota do Brasil e do Canal Futura.
A premiação reconhece, desde 2017, o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações, alcançando grande visibilidade no setor, na medida em que se consolida como a principal referência em ONGs no país.
A intenção, além de reconhecer a relevância dos trabalhos prestados, é incentivar boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas.
Ouça os detalhes com o repórter Caio Rossini!