BC informa que 8.500 resgataram dinheiro ‘esquecido’ antes de pane no site

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 26/01/2022

Antes de o SVR (Sistema Valores a Receber) sair do ar,  79 mil pessoas conseguiram consultar o site criado pelo BC (Banco Central) para informar os brasileiros sobre dinheiro esquecido em instituições bancárias.

Pelo menos 8.500 solicitações de devolução dos valores foram formalizadas, somando cerca de R$ 900 mil, informa o BC. O depósito, via Pix, deve ocorrer em até 12 dias

De acordo com a instituição, “essas demandas representam um pequeno primeiro passo frente ao potencial de R$ 3,9 bilhões e 28 milhões de CPF e CNPJ nessa primeira fase”.

A consulta foi liberada a partir na última segunda-feira (24), mas teve que ser suspensa ontem (25), por causa do excesso de pessoas que tentaram acessá-la.

Quem acessa o site do órgão (www.bcb.gov.br), hoje (26), pode ler a nota do Banco Central sobre o ocorrido. “O lançamento do Sistema Valores a Receber (SVR) gerou demanda de acessos muito acima da esperada, o que provocou instabilidade em sua página e também nos sites do BC, do Registrato e Minha Vida Financeira. Para estabilizar esses sites, o BC suspendeu temporariamente o acesso ao SVR”, diz o comunicado.

“Estamos trabalhando para que o funcionamento dos sites seja normalizado o mais breve possível e também para o retorno do SVR. Manteremos o público informado quanto a esses desenvolvimentos e pedimos desculpas pelo transtorno”, finaliza o BC.

O Banco Central prevê que a segunda fase deve ser iniciada ainda no primeiro semestre de 2022. Nessa etapa, estarão disponíveis recursos de: tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, previstas ou não em termo de compromisso com o BC; contas de pagamento pré-pagas e pós-pagas encerradas com saldo disponível; contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo disponível, entre outros.

Com informações do Portal R7

Foto: Arquivo/ Agência Brasil


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo