Sorocaba vai contratar 400 médicos para consultas do mutirão da Saúde
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 28/01/2022
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, informou hoje (28) que o município vai contratar 400 médicos para iniciar o mutirão da Saúde pelas consultas.
Os profissionais vão atuar das 16h às 22h na Policlínica e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e atender cerca de 45 mil sorocabanos que estão na fila de espera por uma consulta.
A expectativa é que em quatro meses todos os atendimentos necessários sejam realizados. Uma empresa já foi contratada para fornecer os médicos e até quarta-feira (2) os profissionais devem estar na cidade para iniciar o mutirão, segundo o prefeito. Ele ainda explica que o contrato será assinado nesta tarde.
Depois, os exames e cirurgias serão realizados por empresas serão contratados a partir de um novo chamamento em três lotes e o modelo do contrato será por gestão e não por mutirão.
Manga explicou que o contrato com o Instituto Moriah, que venceu a licitação, não foi assinado porque a entidade não conseguiu mostrar um plano de trabalho com o mínimo de terceirização para realizar o mutirão.
A apresentação deste novo modelo para zerar a espera dos pacientes foi feita no Teatro Municipal de Sorocaba (TMTV) nesta tarde.
Questionamentos
Uma representação pedindo maior transparência sobre o processo licitatório do mutirão também foi protocolado na terça-feira (25).
Entre os autores estão um grupo de vereadores da oposição: Iara Bernardi e Francisco França (ambos do PT) e Fernanda Garcia (Psol), junto ao Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde) e ao Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Sorocaba e Região (Sinsaúde). A ação pede o acompanhamento do trâmite do edital de chamamento da Secretaria da Saúde de Sorocaba.
Em despacho sobre o tema, a promotora Cristina Palma, responsável pelo procedimento, também faz uma série de questionamentos à Prefeitura de Sorocaba sobre o mutirão.
O repórter Caio Rossini conversou com o prefeito Rodrigo Manga. Ouça!