Morre aos 89 anos o empresário Elias Antonio José
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 29/01/2022
Faleceu neste sábado, dia 29, o empresário Elias Antonio José, 89 anos, um dos homens mais importantes da história recente de Sorocaba. Grande investidor e visionário, foi dono dos shoppings Sorocaba — o terceiro shopping a ser inaugurado no Brasil e o primeiro na cidade, em 19 de março de 1981 — e Panorâmico, entre outros empreendimentos.
Nascido em 15 de julho de 1932, Elias Antônio José é filho de Antônio José e Salima Salum José, e teve 15 irmãos.
O velório será realizado neste domingo (30) , das 8h às 12h, no Pax.
Elias Antonio José
Nascido em 15 de julho de 1932, Elias Antônio José é filho de Antônio José e Salima Salum José. Elias José é um entre 16 irmãos. Aos 6 anos, o empresário começou a trabalhar em uma loja de tecidos. Com o passar dos anos, foi engraxate e catador de ferro-velho, mas gostava mesmo era de vender tecidos. Com malas pesadas, ele viajou por toda região comercializando tecidos. Após longos anos economizando e enfrentando a estradas, ele instalou sua primeira loja de tecidos na avenida São Paulo, 330, passando a comercializar tecidos no atacado e varejo. Por meio de sua vontade sua coragem e trabalho, Elias conseguiu em pouco tempo montar mais quatro lojas e compras alguns imóveis comerciais na cidade.
O empresário pensou em montar um shopping, pois queria que as pessoas pudessem comprar tudo de que precisavam em um único espaço, sem a necessidade de ficar andando longas distâncias. Contratou assim uma equipe de arquitetos e engenheiros para realizar a obra do shopping. Muito trabalho foi realizado para deixar a “várzea” do Scarpa em condições de receber um empreendimento. Só na fase primaria da obra foram movimentados mais de 40 mil metros cúbicos de terra, 90 toneladas de aço para estrutura e centenas de caminhões de concreto.
Quando foi inaugurado o shopping, Elias pedia a amigos e parentes que deixassem os carros no estacionamento, para dar a ideia de que havia movimento, e era chamado “doido” por investir em um centro de compras que, segundo aqueles amigos, não seria um bom negócio. Ele apostou e o Sorocaba Shopping é um dos empreendimentos mais visitados e conhecidos da população.
As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul